A Associação Irmãos DAMF contemplou as unidades do Pró-Cidadão e Procon Municipais da região central de Florianópolis, com o selo 5 Estrelas Cães de Assistência.
O reconhecimento representa o respeito às pessoas com deficiência e cães de assistência no local, avaliado a partir de pontos como a acessibilidade do ambiente, inclusão e respeito à prioridade de atendimento para pessoas com deficiência, e a entrada de cães de assistência.
Sobre isso, o diretor do Pró-Cidadão, Juan Leandro dos Santos afirma, “O selo carrega um significado muito importante e ficamos honrados em recebê-lo, trabalhamos por um atendimento que siga sempre nessa direção de inclusão e respeito para todos”.
O diretor do Procon, Alexandre Farias Luz, conta que sente orgulho por receber esse reconhecimento. “A inclusão e o respeito fazem parte do nosso trabalho, e o que queremos é que os cidadãos da Capital se sintam acolhidos, independente da condição física ou psicomotora”.
“Este selo representa, acima de tudo, a preocupação com a cidadania das pessoas com deficiência. A garantia dos seus direitos como inclusão e independência, é uma das nossas maiores missões. Vamos continuar trabalhando para defender o respeito de todos”, fala Fabio Botelho, secretário de Governo de Florianópolis.
Associação certifica locais acessíveis
A Associação Irmãos DAMF Animais de Assistência e Terapia – ASSIDAMF, foi fundada em 2019 para difundir a defesa, inclusão, independência e a cidadania de pessoas com deficiência, dos animais de assistência e de terapia, e na diminuição dos maus tratos contra os animais.
A avaliação da acessibilidade dos estabelecimentos e divulgação de locais inclusivos começou em Florianópolis, mas está sendo realizada em outras cidades de Santa Catarina e demais estados do país através da entrega de três tipos de certificados 5 estrelas: cães de assistência, cães de assistência e autistas, e cães de assistência e pets.
A presidente da Associação Irmãos DAMF, Maria Jovelina Coelho Machado, explica que a pessoa com deficiência busca o seu direito constitucional de ir e vir e de ser cidadão, coisas que são encontradas no Pró-Cidadão e no Procon.
“A lei do cão-guia nasceu em Florianópolis, em 1997, mas infelizmente, não são todos os estabelecimentos que respeitam ela. Diferente daqui, onde ela é colocada em prática. Por esse motivo, eles estão recebendo o selo 5 estrelas, pois são inclusivos com as pessoas com deficiência e com os cães de assistência.”