Hoje é terça-feira, 23 de abril de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALProjeto gratuito ensina empreendedorismo feminino e tecnologia a meninas e mulheres de...

Projeto gratuito ensina empreendedorismo feminino e tecnologia a meninas e mulheres de Florianópolis

EmpowerHER é realizado pelas ONGs Prototipando a Quebrada e Corali, com apoio da Embaixada dos Estados Unidos

O Projeto EmpowerHER vem mudando a realidade de meninas e mulheres da Grande Florianópolis. Realizado pelas ONGs Prototipando a Quebrada (PAQ) e Corali, com apoio da Embaixada dos Estados Unidos, o programa ensina tecnologia e empreendedorismo para pessoas a partir de 16 anos que se identificam com o gênero feminino e que frequentam ou que se formaram em escolas públicas. 

A primeira edição do EmpowerHER começou em janeiro deste ano e conta atualmente com 23 alunas, divididas em três turmas. Na primeira etapa da jornada, foram abordados temas como ecossistema de tecnologia, inovação, soft skillsnetworking, aprendizagem e ferramentas de planejamento e organização. Além disso, as educandas  visitaram centros de inovação na Capital e na Palhoça e foram conectadas com mulheres que atuam no mercado da tecnologia, como Mileni Francisco, do setor de Comunicação Verticais de Negócios da ACATE; Bruna Sartori, da Exact Sales; e Lainne Guimarães, mentora em tecnologia. “Aos poucos, elas aplicam na prática os conteúdos sobre formas de aprendizagem e ferramentas de planejamento e organização dentro do contexto do mercado tech“, destaca a fundadora da Corali, Tatiana Takimoto. 

Na etapa atual, as turmas estão participando de uma Jornada de Empreendedorismo, que traz temas como Empreendedorismo Social, Empreendedorismo feminino e feminino negro, Design Thinking, Validação do Problema, Prototipação e MVP e Pitch. Os encontros contam com a participação de mulheres inspiradoras, como Cleuse Soares, co-fundadora do Morro do Silício e assessora Municipal de Políticas Públicas para a Igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa; Duda Teo, Head de Design e Comunicação; e Amanda Sena, Product Designer e UX/UI Designer. “Meu foco neste momento é aprender um pouco mais sobre programação, explorar esse mundo porque eu não conheço. Estou achando uma experiência incrível, até porque são pessoas de lugares diferentes, de jeitos diferentes, com quem estou criando conexões. Estou me sentindo muito acolhida pelo fato de ser um ambiente só com mulheres”, conta a educanda Hadjamiris Rocha Silva, 17 anos.

Ao todo, serão seis meses de aulas práticas, totalmente gratuitas. Os encontros ocorrem três vezes por semana na Bewiki, no Centro, e na ACATE Passeio Primavera, no bairro Saco Grande, em Florianópolis, e no INAITEC, na Pedra Branca, na Palhoça. No EmpowerHER, a metodologia está sendo co-criada entre Corali e PaQ, somando suas expertises nas áreas de tecnologia e empreendedorismo, sempre com foco no contexto feminino dentro dessas áreas. “Nossa missão é capacitar e empoderar essas jovens para que elas expandam a sua visão de mundo e conquistem seus espaços dentro do mercado de tecnologia. Para isso, damos acesso a recursos de qualidade, vivências em espaços de tecnologia e inovação e conectamos com mulheres inspiradoras e referência em suas áreas”, ressalta Yohanna Galvani, co-fundadora do PAQ.

Neste sábado (9), o EmpowerHER terá um grande encontro das três turmas, na sede da RD Station, para debater as experiências pessoais e profissionais de cada participante. “Estamos prestes a entrar na Etapa de Programação, onde as alunas terão a oportunidade de ter introdução à programação frontend, possibilitando a elas o ingresso no mercado de trabalho, cujas vagas são bastante promissoras”, explica Tatiana, da ONG Corali. “O objetivo é que todas saiam do encontro de sábado sabendo se posicionar melhor no mercado de trabalho perante às adversidades”, completa. 

Encontro geral EmpowerHER

Data: 9/3/2024

Horário: 14h às 18h

Local: RD Station – Rod. Virgílio Várzea, 587

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa