Hoje é domingo, 26 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALRede Ebserh realiza Pesquisa de Satisfação dos Usuários SUS 2024

Rede Ebserh realiza Pesquisa de Satisfação dos Usuários SUS 2024

Iniciativa permite aos cidadãos propor melhorias no atendimento dos hospitais universitários, incluindo o HU-UFSC

Os hospitais universitários federais vinculados à rede gerida pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realizarão, por meio de suas ouvidorias, a Pesquisa Nacional de Satisfação dos Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que utilizam os serviços oferecidos pela estatal. A pesquisa será aplicada em nível nacional, com coleta de informações durante todo o ano de 2024, inclusive no Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC).

A pesquisa objetiva consolidar aspectos positivos ligados à satisfação dos usuários e identificar, além de analisar, os pontos de melhoria. A pesquisa é um instrumento com o qual o cidadão pode influir diretamente na forma como os serviços são conduzidos e expressar a forma como deseja ser atendido.

“Além de atender a uma exigência legal, a realização da Pesquisa de Satisfação dos Usuários SUS traz muitos benefícios. A Ebserh tem como propósito ‘Saúde, ensino, pesquisa e inovação, a serviço da vida e do SUS’. Como consequência desse propósito, a oferta de serviços de saúde de média e alta complexidade de forma gratuita para a população torna-se um ponto central. Por isso mesmo, ouvir o usuário SUS nesse cenário é fundamental”, explica o ouvidor-geral da Rede Ebserh, Diego Rezende.

O atual questionário foi criado de forma transversal, envolvendo os ouvidores locais dentro dos hospitais universitários, além de áreas estratégicas dentro das Diretorias de Administração e Infraestrutura, de Atenção à Saúde, e de Tecnologia da Informação.

Os resultados serão divulgados no primeiro trimestre de 2025 e auxiliarão os gestores a propor melhorias com foco na experiência do usuário e servirão, por exemplo, para analisar a qualidade de serviços terceirizados como limpeza e refeição, além do atendimento prestado pelos profissionais.

Como participar

Os usuários disporão de diversas formas de participação: formulário eletrônico disponível em cartazes por meio de QR Code; contato telefônico feito por profissionais do hospital; formulários físicos disponibilizados em áreas específicas dos hospitais; Aplicação direta por meio de profissionais do hospital. Segundo Rezende, essa diversificação nas formas de contato e a extensão do prazo de coleta por todo o ano tem o objetivo de captar mais participantes na pesquisa.

De acordo com a ouvidora do HU-UFSC, Leandra Vital Pires, para que seja representativa do universo de usuários, o HU da UFSC precisa atingir a meta de 212 respostas quanto a cada um dos seguintes quesitos: Atendimento-internação, Roupa/Limpeza/Lixo, Refeições, Segurança/Portaria/Controle de Acesso, Equipamentos Médicos. Quanto aos itens de Atedimento-ambulatório e Estrutura, a meta é recolher 216 respostas cada.O respondente pode optar por avaliar apenas uma ou várias dessas áreas, e, além da satisfação, ainda dar nota aos serviços utilizados.

Rede Ebserh

O HU-UFSC faz parte da Rede Ebserh desde março de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação. 

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa