Hoje é domingo, 26 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALSão José começa a instalar iluminação de LED nas avenidas do anel...

São José começa a instalar iluminação de LED nas avenidas do anel viário

Tecnologia proporciona maior segurança e menor consumo de energia

A modernização do sistema de iluminação pública começou a ser implantada na segunda-feira (22) nas novas avenidas que integram o anel viário interno de São José. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura, instalou os primeiros 56 postes de concreto de 11 metros que vão receber 60 luminárias viárias de tecnologia LED até 200W e os quadros de comando de iluminação pública na avenida que liga a Osvaldo José do Amaral, mais conhecida como Avenida das Torres, em Areias, a Rua João José Martins, em Potecas.

A previsão é de que até sexta-feira (26) quem passar pelo local à noite já poderá ver a área totalmente iluminada. O prefeito Orvino Coelho de Ávila enfatiza a importância da iluminação que dará maior segurança aos moradores e aos veículos que trafegam pelas novas avenidas. Outros pontos da região também receberão a nova iluminação em LED, entre eles, a nova avenida e a ponte sobre o Rio Forquilhas, que interliga os loteamentos Lisboa, Recanto da Natureza, Vista Alegre, Los Angeles e Ceniro Martins.

Nesta avenida e na ponte, que tem cerca de um quilômetro, serão instalados 50 postes de concreto, sete metálicos, cinco de fibra de vidro e 47 luminárias viárias com tecnologia LED até 200W, 13 luminárias viárias com tecnologia LED até 100W, cinco luminárias decorativas com tecnologia LED até 65W e quatro quadros de comando de iluminação pública. Os equipamentos começam a ser instalados ainda nesta semana.

Em seguida será instalada a iluminação pública na Avenida Gervásio José da Silva, mais conhecida como Beira-Rio Forquilhas. A nova rede aérea de iluminação pública terá aproximadamente 2,5 km de extensão, com 72 postes metálicos ornamentais de 12 metros, 72 luminárias viárias com tecnologia LED até 200W e quadros de comando de iluminação pública.

Iluminação pública

Atualmente 75% do Município já é iluminado pelo sistema de lâmpadas LED instaladas em diferentes regiões, com um investimento aproximado, até o momento, de R$ 20 milhões. A mudança da troca de todas as lâmpadas multivapor metálico e de vapor de sódio por LED começou em junho de 2022.

Até esse momento, 12 bairros de São José já estão 100% iluminados com as lâmpadas de LED. No total são 13.471 pontos de iluminação pública com essa tecnologia, contemplando 1.300 ruas. A modernização apresenta uma performance considerável a respeito da eficiência e economia. A redução é de 51,6% no consumo de energia, com a potência de 121.000W. Enquanto as anteriores, possuíam lâmpadas multivapor metálico de 400W e 250W e vapor de sódio, contendo lâmpada de 150W, com a potência de 250.000W.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa