Hoje é sábado, 20 de abril de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALSão José terá exames oftalmológicos e óculos gratuitos para alunos da rede...

São José terá exames oftalmológicos e óculos gratuitos para alunos da rede municipal

Programa desenvolvido em parceria entre as secretarias da Saúde e Educação vai beneficiar 20 mil alunos

A visita regular ao oftalmologista e realização de exames preventivos são essenciais para a saúde ocular. Visando garantir o acesso a essa especialidade, a Prefeitura de São José, por meio das secretárias da Saúde e da Educação, lança oficialmente nesta terça-feira (24), às 9h30, na CEM José Nitro, que está funcionando provisoriamente no Cras de Areias, localizado no bairro Areias, o programa “Enxerga São José”. A iniciativa tem como foco consultas em oftalmologia para alunos da rede municipal de ensino e diante da necessidade de correção visual, o fornecimento gratuito de óculos.

Um consultório de oftalmologia móvel percorrerá, de forma itinerante, as escolas do Município e realizará a avaliação visual dos alunos da rede. O consultório móvel contará com médico oftalmologista, enfermeiros e técnicos de enfermagem e vai atender aproximadamente 900 alunos por mês. A previsão é de que a unidade móvel permanecerá durante cinco dias nesta unidade da educação.

Através da avaliação, prescrição e fornecimento de correção e monitoramento da situação de saúde visual das crianças, o programa visa melhorar a qualidade de vida das mesmas e consequentemente corrigir problemas de aprendizagem relacionados à visão. Isso sem gerar nenhum tipo de custo para as famílias. Em caso de necessidade, os óculos serão entregues em até sete dias após a consulta.

Desenvolvido por meio da Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação, o programa prevê o atendimento de alunos da pré-escola ao 9º ano do Ensino Fundamental, que totalizam aproximadamente 20 mil educandos da rede municipal. Ainda este ano, a unidade móvel estará atendendo no CEM Renascer, no Ipiranga, e nos CEM São Luiz e Vila Formosa.

Para a secretária de Saúde, Sinara Simioni, a necessidade do uso dos óculos, muitas vezes identificada tardiamente, é um fator que atrapalha a aprendizagem dos estudantes. “Por isso, nosso esforço conjunto em fazer com que este não seja um impeditivo do desenvolvimento de crianças e adolescentes matriculados nas escolas municipais de São José”.

A secretária da Educação, Rose Bartucheski também enalteceu a importância do programa. “Muitas crianças não conseguem progredir nos estudos porque tem alguma deficiência visual e a família não tem condições de levar só médico e adquirir os óculos, essa nossa parceria com a Saúde é muito importante porque vai atingir aquelas crianças que mais precisam, estamos muito felizes com mais essa parceria saúde e educação”.

Necessidade

Sabendo que a acuidade visual desempenha papel fundamental no desenvolvimento físico e psicossocial da criança, sobretudo em idade escolar, a triagem oftalmológica nas escolas é de extrema importância, para que se garanta diagnóstico precoce aos possíveis agravos, salienta a secretária.

O ingresso na escola é o momento onde manifestam-se distúrbios oculares, pré-existentes ou não, evidenciados em razão do esforço visual necessário à realização do processo ensino-aprendizagem, impactando, desta forma, no rendimento escolar e na sociabilização da criança, requerendo ações precoces na elucidação diagnóstica e tratamento, complementa Sinara.

Pelo levantamento feito pela Secretaria da Saúde, aproximadamente 15% das crianças em idade escolar necessitam do uso de correção óptica (óculos). Além disso, 25% necessitam de algum atendimento oftalmológico, sendo os erros de refração não corrigido uma das mais frequentes causas de deficiência visual nas crianças no Brasil.

Sobre o programa

A proposta surgiu da necessidade da realização de novas ações que ampliem o acesso da população aos serviços de oftalmologia, no Município. O Enxerga São José tem como objetivo principal possibilitar acesso ao diagnóstico precoce, bem como o fornecimento de óculos para aqueles casos que apresentem necessidade, e quando identificados outros tipos de agravos serão encaminhados ao serviço de oftalmologia para acompanhamento na Policlínica de Barreiros.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa