Hoje é segunda-feira, 24 de junho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALSesc celebra Semana do Meio Ambiente com ações em diversas áreas

Sesc celebra Semana do Meio Ambiente com ações em diversas áreas

As atividades especiais envolvem clientes de todas as idades, alunos da Rede Sesc de Ensino e dos projetos de educação complementar, funcionários e a sociedade

Na próxima quarta-feira, dia 5 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Neste ano, a data tem como tema central “Acelerar a restauração da terra, a resiliência à seca e o progresso da desertificação”, reforçando a importância de cuidar do nosso planeta. O tema de 2024 destaca a urgência de agir em prol da saúde do solo e da sustentabilidade, e o quanto cada um de nós pode contribuir para um futuro mais verde e resiliente por meio de ações cotidianas e do apoio a iniciativas ambientais. 

Para aprofundar as reflexões acerca do tema, sensibilizar e mobilizar clientes, funcionários e público em geral, o Sesc-SC promove uma programação especial na Semana do Meio Ambiente, de 3 a 7 de junho.

A Instituição é reconhecida pelo compromisso com a sustentabilidade ambiental e pelas práticas que contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Por isso, nessa data tão importante, mobiliza todas as Unidades no estado com ações integradas nas cinco áreas de atuação: Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com o objetivo de promover ações de conscientização e de promoção do meio ambiente.

Programação no Sesc

A programação traz oficinas, palestras e rodas de conversa sobre o tema nas Unidades do Sesc, além de campanhas de sensibilização internas e externas. As atividades especiais envolvem clientes de todas as idades, alunos da Rede Sesc de Ensino e dos projetos de educação complementar, funcionários e a sociedade.

A Instituição também convida a comunidade para conhecer o Espaço Envolva-se, um local de compartilhamento fixo nas unidades Sesc, criado coletivamente para promover um ambiente participativo e sustentável, em que a comunidade possa compartilhar e reutilizar itens de uso pessoal ou doméstico, como roupas, livros, utensílios domésticos, dentre outras peças e acessórios que podem ser úteis para outras pessoas. Durante a programação, algumas Unidades promovem Bazar Sustentável no espaço e Café Conserto, com o objetivo de consertar diversos objetos gratuitamente em um movimento guiado por princípios de reuso, de prevenção ao desperdício, de voluntariado, de impacto sustentável e de compartilhamento de saberes.

O longo da semana, as nove unidades do Sesc Comunidade também estarão mobilizadas, com a mutirões, oficinas e plantio de árvores.

Nas Escolas Sesc, as ações de educação ambiental também se intensificam, focando nos cuidados com o planeta através de várias atividades pedagógicas. Elas incluem desde o cultivo em hortas escolares até palestras, oficinas, mostras e exibições de filmes.

Além disso, o tema “Boas escolhas para nós e para o planeta” norteia os projetos de educação alimentar do Programa de Promoção da Saúde na Infância ao longo do mês. O objetivo é conscientizar sobre a importância de evitar alimentos ultraprocessados tanto para a saúde pessoal quanto para o meio ambiente. Isso envolve também identificar quais embalagens são recicláveis e quais são consideradas rejeitos, e promover a correta destinação dos materiais recicláveis, além de desencorajar o consumo de alimentos embalados em materiais prejudiciais ao ambiente. As atividades deste mês também têm como objetivo incentivar o aproveitamento integral dos alimentos in natura e evitar o desperdício.

Cardápio especial nos Restaurantes

Na sexta-feira, Dia Mundial da Segurança dos Alimentos (07/06), os 16 Restaurantes Sesc-SC oferecem cardápio especial, reforçando a importância do acesso a alimentos seguros para a saúde e o bem-estar (clique aqui para conferir). Além disso, toda a quinta-feira, acontece o projeto Sabores da Estação, com preparações sustentáveis no buffet, com aproveitamento integral de alimentos e ingredientes da safra. Na quinta, dia 06/06, o destaque do cardápio é a Farofa de Pinhão.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa