A Fundação Municipal de Esporte e Cultura (FMEC) está organizando uma tarde cultural para celebrar os 273 anos de fundação da Enseada de Brito, estabelecida oficialmente em 13 de maio de 1750. O evento acontece neste sábado (13), a partir das 15h, no histórico Casarão da Enseada, que abriga a Casa da Cultura Açoriana.
Dança açoriana, roda de rendeiras e apresentação do tradicionalíssimo boi de mamão fazem parte das festividades. “A Enseada de Brito é a nossa comunidade mais antiga, com uma rica cultura de base açoriana, e nós precisamos, sempre, celebrar as nossas tradições, mantendo viva a nossa história e perpetuando o legado deixado por nossos antepassados”, destaca o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia.
Confira a programação completa no quadro abaixo!
História
Conta a história que o primeiro registro de colonização daquela região de Palhoça foi feito em 1653, com a chegada do bandeirante Domingos de Brito Peixoto. Por isso, inclusive, o local é chamado de Enseada de Brito, em homenagem ao bandeirante.
Brito ficou na região por cerca de dois anos, antes de partir rumo ao Sul. Mas alguns bandeirantes permaneceram naquela área e cerca de 125 pessoas já moravam ali quando 496 açorianos chegaram de Portugal para sacramentar a colonização daquele espaço, já no século XVIII.
Em 13 de abril de 1750, a Enseada de Brito viria a ser elevada à categoria de Distrito Policial, e em 13 de maio do mesmo ano, recebeu o título de Freguesia.
Tarde Cultural
Data: Sábado (13)
Local: Casarão da Enseada – Casa da Cultura Açoriana
Programação da Tarde Cultural
15h – Apresentação da Dança Açoriana do CEI Argemira Farias da Silveira
15h15 – Café
15:45h – Apresentação do Boi de Mamão da Apae
16h15h – Apresentação Roda de Rendeiras e Ratoeiras de Florianópolis
17h30 – Show de MPB, com Edson Moura
18h30 – Apresentação do grupo Raízes Açorianas da Casa de Cultura Açoriana de Santa Catarina
19h – Performance Poética com a professora Perla
19h15 – Contação de História, com Adriano Brito: “O Xirê de Pedro Leite – O Capitão do Cacumbi”
19h30 – Grupo de Novena do Divino Canto Sul, seguido do leilão de massas da Dona Cici, com a participação do personagem Zé da Gaiola