Hoje é domingo, 26 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALUdesc lança pedra fundamental de escola e de ginásio do Novo Cefid...

Udesc lança pedra fundamental de escola e de ginásio do Novo Cefid em Florianópolis

A cerimônia reuniu diversas autoridades e representantes da comunidade na manhã de quinta-feira, 2

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizou o ato para assinatura da ordem de serviço e lançamento da pedra fundamental das obras da Escola de Educação Básica Dayse Werner Salles e do ginásio poliesportivo que fará parte do Novo Cefid, futura sede do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), no Bairro Capoeiras, em Florianópolis.

A cerimônia reuniu diversas autoridades e representantes da comunidade na manhã de quinta-feira, 2, em uma tenda montada no terreno que receberá a escola e o Novo Cefid. O contrato foi firmado com a empresa PNA Construções e Incorporações, que também faz o restauro do muro de arrimo situado no local.

A nova escola e o ginásio serão construídos em uma área com cerca de 30 mil metros quadrados, transferida à universidade pelo Governo de SC em 2017. Com uma área construída superior a 5 mil metros quadrados, a obra tem custo estimado em R$ 14.836.897,32, financiados com recursos próprios da Udesc. O prazo para execução é de até 18 meses.

Gestores

Pela gestão da Udesc, estiveram presentes o reitor, Dilmar Baretta; o vice-reitor, Luiz Antonio Ferreira Coelho; as pró-reitoras Gabriela Mager (Ensino) e Letícia Sequinatto (Pesquisa e Pós-Graduação); a futura pró-reitora Mariana Rosa (Administração); os pró-reitores Alfredo Balduíno Santos (Extensão, Cultura e Comunidade) e Alex Fabrin (Planejamento); a procuradora jurídica, Juliana Michel; o chefe do Gabinete do Reitor, Thiago Cesar Augusto; e o secretário de Comunicação, Rodrigo Brüning Schmitt. Pela Udesc Cefid, participaram a diretora-geral da Udesc Cefid, Suzana Matheus Pereira, diretores e gestores do centro de ensino, além de diretores-gerais de gestões anteriores.

Também prestigiaram a ocasião diretores-gerais e representantes de outros centros de ensino e reitores de gestões anteriores da universidade, dentre eles o professor Marcus Tomasi, que contribuiu durante sua gestão para a viabilização da nova escola e do Novo Cefid.

Autoridades

O evento também contou com as seguintes autoridades:

  • secretário de Estado da Agricultura, Valdir Colatto, representando o governador, Jorginho Mello;
  • diretora de Infraestrutura da Secretaria de Estado da Educação, Ana Carolina Colombo, representando o secretário da pasta, Aristides Cimadon;
  • presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE-SC), Osvaldir Ramos;
  • diretora da EEB Dayse Werner Salles, Ana Cláudia Ribas;
  • promotor de Justiça Marcelo Brito de Araújo, do Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC);
  • Vereadora Tania Ramos, de Florianópolis.

Além disso, estiveram presentes alunos e professoras da EEB Dayse Werner Salles, lideranças locais, gestores do Executivo e representantes de deputados estaduais.

Discursos

O reitor da Udesc destacou a importância da cerimônia e enalteceu os trabalhos realizados por gestores e servidores da universidade nos últimos anos, bem como o apoio da escola, do Governo do Estado e da Secretaria de Estado da Educação. “A relação entre a Udesc, o poder público e a comunidade foi fundamental nesse projeto e resultará em ótimos frutos”, afirmou.

No seu discurso, a diretora-geral Suzana também prestou agradecimentos a todas as pessoas envolvidas no projeto do Novo Cefid e de reconstrução da escola. Com as novas instalações no Bairro Capoeiras, ela afirmou que a Udesc Cefid “vai poder ampliar suas atividades junto à comunidade”.

“Este é um momento de muita alegria”, ressaltou a diretora da escola, Ana Claudia Ribas. “Vamos conseguir concretizar educação de qualidade para o futuro das crianças da comunidade.” A cerimônia também teve discursos do presidente do CEE-SC, Osvaldir Ramos, da diretora da SED Ana Carolina Colombo e do promotor Marcelo Araújo.

Nova escola

A EEB Dayse Werner Salles está fechada desde 2014. A antiga estrutura foi interditada pela Defesa Civil em 2015 e demolida em 2018, já como parte do projeto de revitalização feito pela Udesc. Desde que assumiu o terreno, a universidade realizou uma série de intervenções para viabilizar as obras e garantir a segurança e a manutenção do local até sua conclusão. Dentre as mais recentes, está o restauro do muro de arrimo, a um custo superior a R$ 1,3 milhão.

Tanto a obra do muro quanto a assinatura da ordem de serviço demandaram prazo além do planejado devido à necessidade de retirada de um conjunto de árvores presente no terreno, que demandou ações para a remoção e também para o futuro reflorestamento do local, conforme exigido pela legislação.

Novo Cefid

Já o projeto arquitetônico do Novo Cefid será desenvolvido por meio de concurso público. Definida pelo Conselho de Centro e pela gestão da Udesc Cefid e endossada pela Reitoria da universidade, a decisão ocorreu devido à complexidade e relevância da obra. O edital do concurso está em elaboração.

Viabilizado com recursos próprios da Udesc, o complexo com a escola estadual e o Novo Cefid promoverá uma ampla revitalização na região, com áreas para uso da comunidade e a oferta, pelo centro de ensino, de projetos de saúde, esporte e lazer e apoio pedagógico aos professores da unidade de ensino básico.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa