Falta pouco mais de uma semana para as entidades fazerem a solicitação de apoio ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) via leis de Incentivo Fiscal. As inscrições para a seleção pública de 2024 encerra no próximo dia 31 de agosto. Podem se cadastrar projetos já aprovados para captação nas áreas cultural, social, esportiva e saúde. Até o momento, 381 projetos já foram encaminhados.
Para se inscrever, é necessário acessar o Portal de Incentivos no site do BRDE e preencher o formulário, disponível exclusivamente no formato digital. Cada instituição pode propor quantos projetos desejar, em formulários separados. Depois de encerradas as inscrições, o período de seleção dos projetos segue até o dia 20 de novembro, quando haverá a comunicação daqueles contemplados.
Serão apoiadas iniciativas em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná que já tenham projetos aprovados pelos órgãos oficiais gestores do Fundo da Infância e da Adolescência, o Fundo Nacional do Idoso, a Lei de Incentivo ao Esporte, a Lei do Audiovisual, a Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) e o Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS).
No ano passado, foram quase R$ 6 milhões aportados para projetos nos três estados. Entre os projetos apoiados pelo BRDE está o Programa de Esporte e Educação “Campeões da Vida”, do Instituto Guga Kuerten, localizado em Florianópolis. O programa oferece oportunidades educacionais, sociais e esportivas voltadas para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, econômica e/ou educacional desde 2002. A iniciativa do IGK atende 500 crianças e adolescentes, duas vezes por semana, em 5 núcleos localizados em nos bairros Saco Grande, Itacorubi, e ainda nas cidades de Biguaçu, São José e Palhoça.
É o caso também do Bairro da Juventude, de Criciúma, no Sul do Estado, instituição com mais de 70 anos de história voltados ao atendimento gratuito de 1,5 mil crianças, adolescentes e jovens em risco social. A instituição também foi contemplada nos últimos anos com o benefício
Outro exemplo de como os recursos ajudam no desenvolvimento social das regiões vem de São Miguel do Oeste. O apoio do BRDE com o projeto de “Imersão Literária” possibilitou à Editora Mais que Palavras a produção, publicação e distribuição de pelos menos três mil livros ilustrados, impressos e digitais, destinados às crianças, famílias e educadores.
Um dos projetos também atendidos pelo banco fica no município de Sul Brasil, no Meio Oeste catarinense. O apoio do BRDE ao projeto “Multiplicadores Maduros, conectando e fortalecendo os idosos no enfrentamento ao coronavírus”, proporcionou mais qualidade de vida e valorização da pessoa idosa.
Todas as informações necessárias para a inscrição, datas e requisitos estão descritas no edital de 2024, que pode ser acessado clicando aqui.