Hoje é segunda-feira, 24 de junho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
InícioGERALÚnilos se destaca no cenário das cooperativas com sua diretoria 100% feminina

Únilos se destaca no cenário das cooperativas com sua diretoria 100% feminina

Únilos foi a primeira Cooperativa de Crédito a receber o Selo da ONU Mulheres

Ser uma empreendedora transcende a posição de líder ou empresária; significa também atuar como agente de mudança, inovação e coragem, impulsionando iniciativas sociais e inspirando outras mulheres a trilharem seus próprios caminhos.

De acordo com dados do IBGE, mencionados pelo Sebrae, em 2022, as mulheres representavam 34% do total de empreendedores no Brasil, o equivalente a mais de 10 milhões de mulheres à frente de seus próprios negócios, registrando um aumento de 30% no número de empresárias que geram empregos em comparação com o ano anterior. Esse cenário de inspiração, conquistas e desafios molda o empreendedorismo feminino no país.

As mulheres estão cada vez mais empoderadas no mundo dos negócios, conquistando espaços de fala, escolhas, vivências e experiências, mas também enfrentam a complexidade de conciliar múltiplas responsabilidades dentro e fora de casa. O empreendedorismo feminino não é apenas uma questão econômica, mas também social. Investir em mulheres empreendedoras não só impulsiona o PIB, mas também contribui para a equidade de gênero, direcionando ganhos para famílias e comunidades.

Nesse contexto, o Dia do Empreendedorismo Feminino, celebrado em 19 de novembro, destaca-se como um incentivo crucial, reforçando o protagonismo das mulheres à frente de pequenos negócios. Essa data, instituída pela ONU, busca promover a igualdade salarial e ampliar o protagonismo feminino nos negócios em mais de 150 países.

Uma organização que exemplifica o compromisso com o empoderamento feminino é a Únilos, Cooperativa de Crédito que integra o Sistema Ailos e conta com mais de 1,5 milhão de cooperados, a primeira Cooperativa de Crédito do Brasil a receber o Selo da ONU Mulheres. Esse reconhecimento global destaca a importância de promover a igualdade de gênero no local de trabalho, no mercado e na comunidade. A diretora executiva, Delbora Machado, destaca o compromisso da cooperativa em fazer a diferença, promovendo a igualdade de direitos e valorizando o trabalho das mulheres.

“A Únilos, com uma diretoria 100% feminina, aderiu aos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU, garantindo não apenas a igualdade salarial, mas também proporcionando oportunidades iguais de crescimento para homens e mulheres”, enfatiza a diretora administrativa, Silvania Junckes de Amorim. A cooperativa investe no desenvolvimento e capacitação dos colaboradores, promovendo um ambiente não-discriminatório.

Ao dar esse passo importante, a Únilos reforça seu compromisso global, contribuindo para a mudança de cultura em relação à igualdade de gênero no meio corporativo. Essa iniciativa não apenas impulsiona o avanço econômico, mas também destaca a importância das mulheres no cenário empresarial, inspirando outras organizações a seguir o mesmo caminho.

Atenta ao cenário, a Cooperativa oferece a linha de crédito “Mulher Empreendedora”, proporcionando ações e condições de crédito exclusivas para aquelas que desejam iniciar um empreendimento ou expandir seus negócios. A linha de crédito possui taxas a partir de 1,40% + CDI, com parcelamento em até 48 vezes (sujeito à análise de crédito). As especificações incluem a necessidade de uma participante do gênero feminino no quadro social da empresa. O empreendedorismo feminino não é apenas um motor econômico; é uma força transformadora que molda o presente e o futuro.

Sobre a Únilos

Com 25 anos de atuação, a Cooperativa de Crédito da Grande Florianópolis possui mais de R$239 milhões em ativos e oito unidades de atendimento, nas cidades de Florianópolis, São José e Palhoça. Além de soluções financeiras, a Únilos está ativa na contribuição dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A Cooperativa faz parte do Sistema Ailos, com mais de 1,5 milhão de cooperados nos três estados do Sul do Brasil.

Sobre o Ailos 

Constituído em 2002, o Ailos – Sistema de Cooperativas conta com mais de 1,5 milhão de cooperados, 13 cooperativas singulares de crédito, uma central e uma corretora de seguros. São mais de 300 postos de atendimento e mais de R$ 20 bilhões em ativos. Com atuação física nos três estados do Sul do país, contribui e promove o crescimento sustentável e desenvolvimento social das comunidades onde atua por meio de suas filiadas: Acentra, Acredicoop, Civia, Credcrea, Credelesc, Credicomin, Credifoz, Crevisc, Evolua, Transpocred, Únilos, Viacredi e Viacredi Alto Vale.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa