Avançando em seu plano de expansão para a Região Sul do País, a startup unicórnio Loft, que atua no mercado imobiliário, está expandindo suas operações para Santa Catarina. Florianópolis e Balneário Camboriú são as primeiras cidades a receber o modelo de negócio da proptech, que usa tecnologia para facilitar as etapas de compra e venda de casas e apartamentos. Em Florianópolis, as operações começaram nesta terça-feira, 10. Já no dia 23, será a vez de Balneário Camboriú.
Tanto na capital quanto no litoral, a startup irá operar com seu modelo de marketplace de imóveis, no qual parceiros imobiliários e proprietários podem anunciar gratuitamente casas e apartamentos para venda. A expectativa é de que cerca de 1,5 mil imóveis já estejam disponíveis na plataforma da proptech até o fim deste mês.
Para quem está à procura de um novo lar, a empresa oferece facilidades como filtros de busca — que ajudam o potencial comprador a visualizar apenas imóveis com as características que ele deseja –, agendamento online de visitas, assinatura digital da escritura e assessoria de crédito imobiliário gratuita para quem adquire o imóvel com financiamento bancário. A startup também é a única que bloqueia anúncios duplicados em sua plataforma.
“Facilitamos a compra e a venda de imóveis com uma jornada que une o melhor do mundo digital com um atendimento humanizado, oferecendo mais agilidade e segurança para todas as partes envolvidas”, resume Diogo Elias, vice-presidente de parcerias da Loft.
A escolha de Florianópolis e Balneário Camboriú para a nova expansão foi estratégica. As duas cidades estão entre os municípios com maior valorização imobiliária do País, e seguem atraindo investimentos.
“Floripa e Balneário são mercados com enorme potencial de negócios. Por isso, para nós, era fundamental estarmos presentes nas duas cidades. Queremos mudar a experiência de compra e venda de imóveis nesses municípios oferecendo um processo mais ágil, descomplicado e seguro, com acompanhamento de ponta a ponta”, completa o executivo.
Foco em parcerias — Em Santa Catarina, como já acontece em outros Estados, a Loft irá operar em parceria com imobiliárias tradicionais, fornecendo tecnologia para impulsionar os negócios dessas empresas. Antes mesmo da sua chegada ao mercado catarinense, a startup firmou parceria com nomes do mercado local: F1 Cia, Auxiliadora Predial e Santa Ilha.
O modelo de parceria da Loft conecta as imobiliárias a um ecossistema. Além de anunciar casas e apartamentos na plataforma da startup, ganhando assim mais um canal de vendas, digital, as empresas parceiras têm acesso a todo o portfólio de imóveis listados para venda no site da proptech. Assim, ela pode comercializar também unidades anunciadas diretamente por proprietários ou por outros parceiros.
Nesse ecossistema, a imobiliária parceira tem acesso, ainda, aos produtos e serviços das demais empresas do Grupo Loft. A lista inclui financiamento imobiliário e crédito com garantia de imóvel, via Credihome by Loft, líder de mercado em originação de crédito, garantia locatícia (aluguel sem fiador), via CredPago, e plataforma para gestão imobiliária, via Vista.
“Queremos trazer mais liquidez para o mercado imobiliário e implementamos para o segmento uma solução segura, confiável e transparente, capaz de gerar mais negócios para todos. As imobiliárias podem oferecer um portfólio ainda melhor para seus clientes e dar mais visibilidade para os imóveis da sua carteira. Os que procuram um novo lar, por sua vez, encontram as melhores opções de casas e apartamentos em um único site”, finaliza Elias.