A Brahma sempre se propôs a unir os brasileiros por meio de suas paixões: calor, praia, carnaval e cerveja são as principais delas. Para transbordar esse sentimento que os brasileiros demonstram nessa época do ano, a cerveja oficial da folia em Floripa vai refrescar o público a partir de uma ação de incentivo para o descarte correto de suas embalagens, o Vento Suli Brahmoso.
Inspirada nos paredões de funk, uma estrutura de mais de quatro metros de altura foi montada com 40 ventiladores e uma máquina de espuma, que serão ativados conforme o público deposita as latinhas no dispenser indicado. “Nossa ideia foi trazer a conscientização de forma divertida, além de informar ao público o resultado da ação com o Brahmosômetro, placar indicando o número de latinhas destinadas para a reciclagem em tempo real”, explica Rafael Almeida, diretor de planejamento e criação da Agência Guru, que assina o projeto.
O nome da ação é inspirado na expressão do dia-a-dia do florianopolitano. O vento que vem do Polo Sul, chamado “vento suli” no sotaque manezinho, é conhecido por sua força e baixa temperatura, fazendo parte do cotidiano dos pescadores, surfistas, banhistas e todos os moradores da Ilha da Magia. “Para Brahma e Ambev, como um todo, é muito importante trazer uma mensagem clara de conscientização ambiental, considerando a cultura local, pois a sustentabilidade é um dos pilares mais importantes para a companhia atualmente, que pauta sua atuação pelo conceito ESG – Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança, na tradução). Muito além de uma mera sigla, mas a visão estratégica para a criação de valor de longo prazo, alinhada a impacto socioambiental positivo e realmente transformador”, diz Giuliana Tosi, gerente regional de marketing de experiência e patrocínios da Ambev na região Sul.
Mais venda para ambulantes e mais renda para catadores
Para embalar os foliões neste Carnaval, a Ambev aposta na latinha! Sim, é ela a dona da festa, a que movimenta todo um ecossistema que vai de vendedores ambulantes a catadores de materiais recicláveis, gerando impacto positivo e renda para os trabalhadores da festa mais amada pelos brasileiros.
Neste ano, são mais de 30 mil parceiros cadastrados para trabalhar com a companhia durante os blocos, em todo o Brasil. Em Florianópolis, a parceria foi firmada entre prefeitura, Comcap e 40 coletores da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (ACMR), no Itacorubi, e a Cooperativa Sul Recicla, localizada no bairro da Tapera.
“A parceria entre a Prefeitura de Florianópolis e Ambev, como nossa patrocinadora do carnaval de rua, está sendo muito importante para nos posicionarmos como um dos melhores carnavais do Brasil, em busca do lixo-zero”, comenta Ed Pereira, Secretário de Turismo, Cultura e Esporte do município.
“A gente ama o Carnaval e, por mais um ano, estamos ao lado de ambulantes e catadores de todo o Brasil: apoiando em suas atividades, que geram renda para muitas famílias além de sustentabilidade para as festas, dando visibilidade a todos através das nossas ações de marketing. Afinal, o Carnaval não existe sem eles”, comenta Alexandre Costa, diretor de marketing da Ambev.
Além de apoiar o trabalho dos ambulantes e fornecer os kits com materiais de vendas, a Ambev fez um treinamento obrigatório com todos os vendedores cadastrados, no centro de distribuição instalado próximo à Arena Carnaval Brahma Floripa, na região central da cidade. Com o suporte da Think Olga, consultoria de inovação social que ajuda a criar soluções para as desigualdades de gênero, foi distribuída uma cartilha sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas e enfrentamento ao assédio.
“Quer aprender, pegue uma latinha e bate uma na outra, tcha-tcha, tcha-tcha…”
Para dar sequência a essas histórias, a Ambev lançou a campanha #BlocoDaLatinha nas suas redes, que reforça a importância desse ecossistema para gerar venda para ambulantes, renda para catadores e contribuir com o meio ambiente.
As bebidas em lata, alcoólicas e não alcoólicas, fazem parte da história da Ambev e do Carnaval, por serem mais seguras para os que curtem a festa na rua. Além de serem feitas de material totalmente reciclável, o Brasil tem um excelente desempenho quando se trata de reciclagem de latas de alumínio: a taxa, que há 10 anos já era de 95%, saltou para 99%, de acordo com a Abralatas. Para valorizar ainda mais esse ecossistema, em 2020 a Ambev inaugurou uma fábrica própria para produção de latas de alumínio. Hoje, a taxa de alumínio reciclado presente nas embalagens de seus produtos é de 77%.
Serviço
Arena Carnaval Brahma Floripa
Local: Avenida Paulo Fontes – altura da Praça Fernando Machado
Sábado, 18/02: Kevin o Chris e Grupo Clareou
Domingo, 19/02: Jammil e Pixote
Segunda, 20/02: Pocah + atrações locais
Entrada gratuita
Ficha técnica Brahma – Vento Suli Brahmoso
Cliente: Ambev
Produto: Cervejaria Brahma
Agência: Guru 360
CEO: Tiago Silva Basso
COO: Rafael Almeida
CFO: Guilherme Batista
Gerente de conta: Daniela Magalhães
Planejamento estratégico: Mariane Ussier e João Victor Thomaz
Diretor de criação: William F. Santos
Líder de criação: Carlos Santos
Designers gráficos: Camila Cardoso, Inácio Berutti, Luiz Bessa Neto, Ricardo Schwinn e Sara De Bem
Redação: Pedro Garim
Líder de Comunicação: Tiago Narcizo
Social media: Maria Eduarda Silveira
Produção: Vivian Chiesa, Ana Caroline Neves de Lima, Andreia Sabino, Barbara Lima, Kris Bristot, Fernando Maboni
Financeiro: Guilherme Batista e Nani Cavalheiro
Aprovação do cliente: Luísa Eisenbach, Luiz F. Moreira, Giuliana Tosi e Giulia Savoi.