As aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em São José, já começaram. Mas quem tiver interesse em ingressar ainda neste semestre pode se inscrever até o dia 24 de fevereiro. As vagas são para alfabetização (1º ao 5º ano) e Ensino Fundamental anos finais (6º ao 9º ano) em seis escolas municipais no período noturno.
“A retomada dos estudos no Ensino Fundamental abre uma série de oportunidades, como aprender a ler, a escrever, e assim conquistar novos conhecimentos para contribuir com as conquistas pessoais e profissionais. Depois de concluído, o estudante pode frequentar o Ensino Médio, o Técnico e assim por diante”, frisou o coordenador da EJA no Município, Antônio Carlos da Silva.
Para se inscrever, são pré-requisitos: morar ou trabalhar em São José e ter mais de 15 anos. As matrículas devem ser feitas presencialmente das 18h30min às 21h30min em um dos seis polos EJA:
- Centro Educacional Municipal (CEM) Antônio Francisco Machado (Forquilhão)– Forquilhinha;
- CEM Araucária – Serraria;
- CEM Renascer – bairro Ipiranga/Pedregal;
- CEM Sebastião Corrêa – Loteamento Ceniro Martins, Forquilhas;
- Colégio Municipal Maria Luiza de Melo (Melão) – Kobrasol;
- Escola Básica Municipal Altino Corsino da Silva Flores – Procasa, Barreiros.
Os documentos solicitados são:
- certidão de nascimento;
- Cadastro de Pessoa Física – CPF;
- documento de identificação com foto (como RG, ou CNH, ou outro documento válido);
- comprovante de residência atualizado (conta de água, luz ou telefone em nome de um dos pais e/ou responsáveis ou do(a) estudante, se for maior de idade). No caso de trabalhadores de São José, apresentar documentos que comprove o vínculo empregatício.
- histórico escolar ou declaração de conclusão de série/ano (devendo ser entregue à instituição no prazo máximo de trinta dias).
- no caso do estudante pertencente ao grupo de risco, apresentar documentação médica comprobatória.