Hoje é quarta-feira, 16 de outubro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERAL23ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis começa nesta sexta (11)

23ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis começa nesta sexta (11)

Programação conta com mais de 80 filmes para todas as idades

A 23ª edição da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis começa nesta sexta-feira (11) e vai até o dia 19 de outubro. A Mostra, que será realizada no Centro Integrado de Cultura (CIC), traz um retrato da infância e da cinematografia do Brasil e outros países e irá discutir também o mercado audiovisual brasileiro. O primeiro dia, com programação especial para os adultos, conta com o Encontro Nacional de Cinema Infantil, além da pré-estreia da série “Gente Verdadeira”, de Chico Faganello, marcada para 14h. 

A programação terá mais de 80 filmes, entre curtas e longas-metragens nacionais e internacionais, palquinhos com apresentações musicais, lançamentos de livros, oficinas de audiovisual para crianças e uma consultoria de roteiro para realizadores, reunindo nomes importantes do mercado audiovisual brasileiro. Nesta edição, a Mostra traz o inédito show Bailamos, do grupo Tiquequê (SP), para o encerramento, quando os curtas-metragens vencedores serão anunciados. Após as sessões de cinema, a pipoca é oferecida gratuitamente.

“É com muita alegria que, mais uma vez, a Mostra traz uma curadoria com muita diversidade e qualidade. Realizar este evento há tantos anos nos enche de orgulho, pois sabemos a importância da arte na formação das crianças. Não só para a construção da cidadania, mas também para a formação de plateia que o audiovisual brasileiro tanto precisa”, afirma a idealizadora e diretora da Mostra, Luiza Lins.

Apesar da entrada ser gratuita, é necessário a retirada de ingressos para algumas atividades. Nas sessões de cinema, por exemplo, os interessados devem chegar com 40 minutos de antecedência para retirar o convite. Bem como o show de encerramento do Tiquequê (SP), que terá os convites distribuídos a partir do dia 12 de outubro, durante o evento no CIC. Cada ingresso dará direito a uma entrada no teatro. No entanto, para ser válido, é necessário chegar até 30 minutos antes do show – 14h30 – e apresentá-lo.

A edição deste ano oferece aos fins de semana sessões no Teatro Ademir Rosa e, durante a semana, na Sala de Cinema Gilberto Gerlach. E para que crianças de todo o Brasil tenham acesso à Mostra, uma seleção de filmes ficará disponível de 12 a 31 de outubro, no Itaú Cultural Play – plataforma de streaming gratuita, dedicada ao cinema brasileiro.

Uma iniciativa da Lume Produções Culturais, a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é vencedora do Prêmio Catarinense de Cinema – Edição Especial Lei Paulo Gustavo e tem o patrocínio do Itaú e da Engie Energia, através da Lei Rouanet. Pioneira em valorizar o cinema produzido no país para o público infantil, acontece desde 2002 ininterruptamente na capital catarinense. 

EVENTOS PARA REALIZADORES E PROFESSORES

A abertura para adultos, realizadores e professores, será no dia 11. Às 9h, será realizado o Encontro Nacional de Cinema Infantil, com o tema “O momento e as perspectivas do mercado audiovisual brasileiro para crianças: fomento, formação, produção e distribuição”. Entre os convidados, pessoas importantes do cenário audiovisual do país, como Fabiano Gullane, Célia Catunda, Gabriella Mancini, Carla Esmeralda, Aleteia Selonk, Aline Belli, Patricia Barcellos e Tatiana Costa, entre outros.

Às 14h, na abertura oficial para adultos, será realizada a pré-estreia da série “Gente Verdadeira”, de Chico Faganello. A obra aborda diferentes infâncias indígenas que crescem em todo o Brasil e acompanha o cotidiano de meninas e meninos de comunidades remotas e outras urbanizadas. A exibição será seguida de debate com Faganello, Vanessa Fe Há, indígena do povo Kaigang, que também dirige a série, e com a professora, escritora e ativista Eliane Potiguara. O evento será acessível.

A participação no primeiro dia da Mostra será possível mediante inscrição, que precisa ser feita no www.mostradecinemainfantil.com.br . Vagas limitadas. 

DIA DA CRIANÇA COM CURTAS E LONGAS-METRAGENS INÉDITOS EM SC

No Dia das Crianças (12 de outubro), a programação começa às 11h e vai até o final do dia, com sessões de cinema, palquinho da Mostra e oficinas, lembrando que para participar das oficinas é necessário se inscrever pelo site da Mostra.

Entre os filmes selecionados pela curadoria estão curtas-metragens, nacionais e internacionais, vindos de 14 países, como Bélgica, França, Peru, Portugal e Rússia, além de oito longas-metragens convidados. Os filmes trazem um retrato atual da diversidade sócio-cultural do Brasil e do mundo.  São obras lúdicas, que respeitam os temas da infância, sem espaço para preconceitos e estereótipos.  A classificação etária é livre, mas o evento faz uma sugestão de idade por sessão.

Entre os curtas, duas pré-estreias: “UPS!”, de Galvão Bertazzi e Luís Canau (Portugal), animação que estreia mundialmente na Mostra; e “Gente Verdadeira”, de Chico Faganello (SC). 

Todos os curtas-metragens estão na Mostra Competitiva e concorrerão a três prêmios: Melhor Filme, votado por um Júri Oficial; Melhor Filme, votado por Júri Popular; e Prêmio Especial das Crianças, votado por um Júri Infantil. Cada um dos vencedores receberá o valor de R$1.500,00. O Melhor Filme Internacional receberá troféu e certificado. Uma novidade desta edição é o Prêmio Aquisição do Itaú Cultural Play no valor de R$15 mil, com licenciamento para a plataforma pelo período de 24 meses – após janela de 12 meses para exibição em festivais.

A inclusão e o acesso às produções audiovisuais estão entre as principais propostas da Mostra desde a primeira edição. Neste ano, a programação inclui filmes acessíveis em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e também sessões com audiodescrição. No site oficial do evento – www.mostradecinemainfantil.com.br – é possível conhecer a programação completa. 

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa