Hoje é quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALPrefeito Topázio recebe em Brasília Selo Nacional Ouro de Alfabetização
Publicidade

Prefeito Topázio recebe em Brasília Selo Nacional Ouro de Alfabetização

Município obteve pontuação máxima em iniciativas para letramento das crianças na idade certa

spot_img

A Prefeitura de Florianópolis foi reconhecida nacionalmente pelo trabalho de excelência na alfabetização com o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, na categoria Ouro. O prefeito Topázio Neto recebeu a premiação nessa segunda-feira, em Brasília. A premiação, concedida pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC), destaca os esforços realizados pelas secretarias municipais e estaduais de Educação em promover a alfabetização de crianças na idade certa.

Para Topázio Neto, a alfabetização é prioridade da Prefeitura, que em alinhamento com o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, lançou em março de 2024 o Programa Floripa Alfabetizada. “Este programa reúne diversas iniciativas, como a formação continuada de professores, seminários de socialização de boas práticas pedagógicas, avaliação e monitoramento da aprendizagem dos estudantes e a distribuição de materiais pedagógicos complementares”, observa o prefeito.

Com essas ações, diz Topázio, “queremos garantir que todas as crianças da rede municipal de ensino sejam alfabetizadas na idade certa e tenham seus direitos de aprendizagem assegurados”.

O secretário de Educação de Florianópolis, Thiago Peixoto, salienta que a conquista do selo Ouro, que é concedido a municípios que alcançaram entre 85 e 100 pontos, demonstra a dedicação e o empenho da gestão municipal em oferecer uma educação pública de qualidade.

CRITÉRIOS PARA OBTER A PREMIAÇÃO

O Selo avalia iniciativas que fortalecem a alfabetização, considerando critérios como a colaboração entre os entes federativos, a institucionalização e implementação de políticas públicas voltadas para a alfabetização, a formação de professores e gestores, ações pedagógicas voltadas ao aprendizado das crianças e a distribuição de materiais didáticos complementares. Florianópolis obteve a pontuação máxima, 100 pontos, buscando posicionar-se como referência na área.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa