Na noite de 27 de julho, a Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, receberá iluminação cênica verde em alusão ao Julho Verde, mês de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço.
A ação foi solicitada pela Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço (ACBG Brasil) e integra a 9ª edição da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço, que busca chamar atenção para os fatores de risco, sinais de alerta e a importância do diagnóstico precoce.
A campanha 2025 tem como tema “Da Boca aos Pulmões. Inspire prevenção. Expire Saúde!”. A proposta é dar visibilidade a temas como os prejuízos do tabagismo e do consumo excessivo de álcool, a relação entre o vírus HPV e alguns tipos de tumores, e os desafios enfrentados por pacientes, desde o diagnóstico até a reabilitação.
Ao longo do mês, a ACBG Brasil tem promovido ações educativas, mobilizações em redes sociais, palestras e eventos em parceria com profissionais de saúde, hospitais e instituições públicas de diversas regiões do país.
A escolha da iluminação verde busca ser um alerta simbólico sobre a urgência de se falar sobre esse tipo de câncer. No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), são estimados mais de 40 mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço por ano, incluindo tumores de boca, laringe, faringe, cavidade nasal e tireoide, além de pele e metástases no pulmão. Quando descobertos precocemente, esses tumores têm maiores chances de cura e menores sequelas.
Mais informações sobre a campanha e conteúdos educativos estão disponíveis no site da ACBG Brasil: www.acbgbrasil.org