O catarinense que atua como Vice-Presidente de Talentos da ACATE, Moacir Marafon, recebeu em São Paulo o prêmio “Protagonista Brasil, País Digital 2025”, durante o evento ABES Summit 2025. A premiação nacional concedida pelo Movimento Brasil, País Digital, com o apoio da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), reconhece lideranças atuantes para promoção da digitalização e a redução da desigualdade por meio de iniciativas de impacto social.
Marafon foi eleito o vencedor do prêmio em votação aberta ao público e celebrou a conquista: “Esse reconhecimento nacional é fruto de mais uma década e meia de dedicação a projetos que preparam as novas gerações para a era digital. Sinto-me honrado pela premiação e agradeço a todos os parceiros, amigos e voluntários que acreditam que, unidos, podemos transformar vidas por meio da tecnologia, do conhecimento e da colaboração”.
A trajetória de Moacir Marafon no setor de tecnologia e em ações de impacto social
Desde 2010, quando assumiu como Vice-Presidente da ACATE pela primeira vez, Moacir Marafon já atuava em prol da formação de talentos, sendo um dos idealizadores do primeiro mapeamento das necessidades de vagas, projeções de demanda e perfis dos empregos no setor de tecnologia de SC, realizado em 2010. A pesquisa, que já está em sua quarta edição, se consolidou como a principal fonte de informações para a criação de importantes iniciativas no estado.
A dedicação de Marafon exclusivamente à Vice-Presidência de Talentos da ACATE iniciou em 2020, quando passou a ser responsável pela articulação de parcerias estratégicas, com organizações educacionais, empresas e poder público, para o desenvolvimento de formações que preparam crianças, jovens e adultos para a era digital. Mais de 55 mil pessoas já foram impactadas em quatro anos e meio por programas e cursos que compreendem desde o despertar para a tecnologia até a profissionalização.
Entre os programas de capacitação em tecnologia desenvolvidos, estão: DEVinHouse (em parceria com Senai e empresas), o Jovem Programador (em parceria com Senac e Sindicato Patronal de SC), Floripa Mais Tec (Senai/SC, Sebrae/SC, Prefeitura de Florianópolis), o curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UDESC, o programa Florescer, em parceria com estudantes da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), entre outros.
Como empreendedor, ele tem 35 anos de atuação no setor de tecnologia da informação e é um dos sócios fundadores e conselheiro do Grupo Softplan/Starian, que está entre as cinco maiores empresas brasileiras de software corporativo e possui mais de 2.300 colaboradores.
Natural de Xavantina, no Oeste de SC, Marafon se formou em engenharia civil e é pós-graduado em Planejamento Econômico e em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui certificado de Conselheiro de Administração pela Fundação Dom Cabral (FDC) e formação em “Corporate Governance: Atuação em Boards” pela Nova School of Business & Economics, de Lisboa, Portugal.
Atualmente, o Vice-Presidente de Talentos também representa a ACATE nos seguintes conselhos de ensino, pesquisa e associativismo: Conselho Superior da ACIF – Associação Comercial e Industrial de Florianópolis; Conselho Estratégico da Inoversa Sul (Fundação UNISUL); Conselho da FAPESC – Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de SC; Conselho do Floripa Sustentável; Conselho Municipal de Educação e da Comissão de Educação para Jovens e Adultos do Município de Florianópolis; Conselho da Cidade de Florianópolis.