spot_img
Hoje é quarta-feira, 26 de novembro de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioNOTÍCIASocorristas de todo o Brasil participam de simulado com múltiplas vítimas, em...

Socorristas de todo o Brasil participam de simulado com múltiplas vítimas, em Florianópolis

O treinamento ocorreu ​dentro da programação do escopo do V Congresso Sul-Brasileiro de Medicina de Emergência Adulto e Pediátrica (SBMEDE)

spot_img

Profissionais de saúde de todo o Brasil se reuniram nesta sexta-feira (31), em Florianópolis, para realizar um treinamento simulado de acidente com múltiplas vítimas. O objetivo da atividade foi demonstrar, na prática, como a atuação integrada dos serviços de emergência pode fazer a diferença para salvar vidas, sobretudo em um evento de grande magnitude.

O treinamento ocorreu ​dentro da programação do escopo do V Congresso Sul-Brasileiro de Medicina de Emergência Adulto e Pediátrica (SBMEDE) e contou com a participação das equipes do SAMU, do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Help Emergências Médicas.

A atividade simulou um acidente com vítimas fatais e feridas, causado por um carro desgovernado que atravessa uma feira livre. O cenário montado incluiu várias barracas atingidas, pessoas com machucados aparentes e a colisão do veículo com uma estrutura metálica. Na oportunidade, além de médicos emergencistas, também assistiram à aula residentes, enfermeiros e acadêmicos de Medicina.

De acordo com o presidente do SBMEDE, Dr. Bruno Kroeff, o treinamento prático é fundamental para aproximar os profissionais da realidade do atendimento em situações críticas e fortalecer a integração entre os diferentes serviços de emergência. Segundo ele, a capacitação também evidencia a necessidade de profissionais especializados em Medicina de Emergência para aumentar as chances de desfechos favoráveis e de sobrevivência das vítimas.

“Essas simulações permitem que médicos, bombeiros, enfermeiros e socorristas trabalhem de forma coordenada, como fariam em um evento real. É uma oportunidade de testar protocolos, identificar pontos de melhoria e, acima de tudo, aprimorar a resposta conjunta em cenários de alta complexidade”, afirmou.

A enfermeira Juliana Guaresi, que atua como coordenadora do Núcleo de Educação e Urgência do SAMU, enfatizou que a atividade confirma o compromisso das instituições de Santa Catarina com a excelência e o aprimoramento contínuo da assistência. “Cada profissional que integrou a capacitação, seja como ouvinte ou dentro das equipes, resume em seu engajamento o nosso propósito comum, que é salvar vidas”, finalizou.

SOBRE O V SBMEDE – O encontro foi realizado entre os dias 28 e 31 de outubro, no Centro de Convenções do Costão do Santinho. Sob a organização da Associação Brasileira de Medicina de Emergência – Regional Santa Catarina (ABRAMEDE SC) e idealizado como o principal evento para emergencistas em 2025, o evento reuniu cerca de 900 congressistas.

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa