spot_img
Hoje é sexta-feira, 7 de novembro de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALImpact Hub Centro será ocupado com arte, cinema e ações formativas em...

Impact Hub Centro será ocupado com arte, cinema e ações formativas em novembro

Evento, que tem apoio cultural da MAF Economia Criativa, marca lançamento de documentário e de exposição com artistas negros da cena contemporânea catarinense, e oferece diversas atividades abertas ao público durante a próxima semana

spot_img

Articulação entre cultura, impacto social e empreendedorismo são pautas que serão reforçadas durante o mês de novembro no Impact Hub Centro, a mais nova unidade do maior hub de empreendedores de Florianópolis, que também está em diversas regiões da capital catarinense. Entre os dias 13 e 18 de novembro, o espaço recebe a programação especial Novembro Negro, que é totalmente gratuita. De acordo com Elen Cristina, coordenadora da unidade, “a iniciativa reforça o papel deste espaço como o primeiro hub temático da rede em Florianópolis, dedicado a negócios, cultura e economia criativa, bem como à valorização da cultura negra e da produção artística contemporânea no território”.

Entre as ações que acontecerão durante esse mês, que têm o apoio cultural da MAF Economia Criativa, estão o lançamento do documentário “Ouro Urbano: para encontrar o ouro é preciso mexer a terra”, dirigido por Gabriel Riesinger, da Kino Caju, junto à abertura da exposição de artes visuais com um nome similar, a “Ouro Urbano”. Serão realizados, ainda, o lançamento de um livro, uma oficina de pintura, um cine debate e um Hub Talks com o tema “Cultura Negra Popular e a Construção do Território”. A programação será encerrada com o Samba Informal de Rua, no dia 18 de novembro, a partir das 20h30. 

A programação inicia no dia 13 de novembro, às 19h, com a abertura da exposição e a pré-estreia do documentário. A obra acompanha cinco jovens artistas negros de Santa Catarina e suas trajetórias no cenário artístico local, revelando seus processos, inquietações e modos de ocupar espaços historicamente excludentes. Após a exibição, haverá cine-debate mediado por Elen Cristina, com participação de artistas e equipe do filme.

Com curadoria de Lívia de Pelegrin e com pesquisa de Gabriel Benhardt e Júlia R. R. Oliveira, a mostra reúne obras de artistas como Bea Moreira, Maurício Garcias, Sil Lucas e Tauan Gon que ressignificam o território urbano catarinense a partir de experiências pessoais, memórias coletivas e estéticas de resistência. A exposição propõe uma reflexão sobre a força da arte negra como potência política, cultural e afetiva, revelando o “ouro” que emerge da cidade. Ou seja, as expressões que nascem nos corpos, nas ruas, nos bailes e nas vivências cotidianas.

No dia 17 de novembro, a programação segue com o lançamento do livro “E o que eu faço com isso?”, de Gustavo Simas. Já no dia 18 de novembro, haverá o Hub Talks: “Cultura negra popular e a construção do território”, seguido de uma oficina de pintura com a artista Bea Moreira, voltada a iniciantes e interessados em vivências de criação livre. Para encerrar a programação, uma Roda de Samba com o grupo Samba Informal de Rua, fora do Impact Hub Centro na Rua Trajano. 

Sobre o Impact Hub Centro (Florianópolis)

O Impact Hub Centro é a mais nova unidade do maior hub de empreendedorismo de Florianópolis, inaugurada em junho de 2024 e dedicada à conexão entre negócios, cultura e economia criativa no coração da cidade. Primeiro hub temático da rede na capital catarinense, o espaço reúne uma comunidade de mais de 2 mil empreendedores e integra a Impact Hub Brasil, presente também em São Paulo, Porto Alegre e Cuiabá, como parte de uma rede global que usa inovação, colaboração e impacto social para transformar territórios e estimular novos modelos de desenvolvimento. Este hub está localizado em frente ao Palácio Cruz e Souza cujo acesso é feito pela Rua Trajano, ambos (Cruz e Souza e Trajano) personalidades importantes para o Brasil e que são referência para a cultura negra do País. 

Sobre a MAF Economia Criativa

A MAF Economia Criativa é uma empresa catarinense especializada na elaboração, produção e captação de recursos para projetos culturais, artísticos e de inovação. Com mais de uma década de experiência no setor, atua ao lado de artistas, produtores e empresas interessadas em investir na cultura, promovendo a democratização do acesso às diversas expressões artísticas. Formada por Michel França, Lívia de Pelegrin e Joana Mafra, a equipe da MAF acredita que a profissionalização e o fortalecimento da economia criativa são caminhos essenciais para impulsionar o desenvolvimento cultural e social em Santa Catarina e no Brasil.

Para participar da programação, a população precisará fazer sua inscrição pelos links que estão na bio do Instagram @impacthubfloripa.

PROGRAMAÇÃO NOVEMBRO NEGRO NO IMPACT HUB CENTRO

Rua Trajano, 199 (Edifício FUJI 51), 2º e 3º andar, Centro – Florianópolis 

13/11, quinta-feira
19h – Abertura da exposição “Ouro Urbano”
19h15 – Exibição do documentário “Ouro Urbano: para encontrar ouro é preciso mexer a terra”, dirigido por Gabriel Riesinger, da produtora Kino Caju
20h – Cine-debate

17/11, segunda-feira
18h30 – Lançamento do livro “E o que eu faço com isso?”, de Gustavo Simas

18/11, terça-feira

18h30 – Hub Talks: “Cultura negra popular e a construção do território”
19h às 21h – Oficina de pintura com Bea Moreira

20h30 às 22h – Roda de Samba com Samba Informal de Rua, na Rua Trajano, fora do Impact Hub Centro

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa