A 24ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis encerrou sua edição de 2025 com um crescimento expressivo no público e nas ações realizadas. Ao todo, 48.404 pessoas participaram das sessões, atividades e programação online, um avanço de 23% em relação às 39.488 registradas em 2024.
Nas atividades presenciais, passaram pelo Centro Integrado de Cultura (CIC) entre 11 e 18 de outubro, 5.109 espectadores nas sessões de cinema. No show de encerramento, com Adriana Partimpim, 886 pessoas compareceram ao Teatro Ademir Rosa.
O circuito escolar também se fortaleceu: a Mostra nas Escolas alcançou 35.348 estudantes da Grande Florianópolis, quase 5 mil a mais que no ano anterior (30.544). A coordenadora do programa, Ana Lúcia Fernandez, destacou o impacto da iniciativa deste projeto que segue como uma das principais portas de entrada para crianças que vivenciam o cinema pela primeira vez. “A Mostra nas Escolas é, para muitas crianças, o primeiro acesso para o cinema e para o universo da arte. Este ano conseguimos ampliar ainda mais esse alcance, chegando a mais de 35 mil estudantes. É emocionante perceber como a experiência de assistir a um filme, conversar sobre ele e expandir o imaginário pode transformar o dia e, às vezes, até o olhar dessas crianças”. Este ano, além de Florianópolis, a Mostra nas Escolas chegou também em Palhoça e Paulo Lopes.
Já nas ações digitais, a Mostra registrou um salto significativo. Na plataforma Itaú Cultural Play, 5.580 pessoas assistiram aos filmes disponibilizados, um aumento de 93% em relação a 2024.
“UM SALTO A CADA ANO”
A diretora da Mostra de Cinema Infantil, Luiza Lins, celebrou os resultados e reforçou a sensação de crescimento contínuo do evento. “A Mostra, este ano, foi muito especial, porque deu mais um salto. Ela continua crescendo a cada ano, se inovando, recebendo mais filmes e filmes com conteúdos muito atuais sobre a infância brasileira. Essa capacidade de renovação anual nos surpreende e mostra como nossa equipe está antenada ao que acontece no audiovisual para crianças no Brasil e no mundo. Finalizamos com a sensação de dever cumprido e ampliação, alcançando mais cidades da Grande Florianópolis”.
A 24ª Mostra manteve sua essência de aproximar crianças da arte, estimular o pensamento crítico e democratizar o acesso ao cinema. Além de filmes nacionais e internacionais, a programação tratou de temas ligados ao universo infantil, como natureza, diversidade, imaginação e cultura brasileira.
Com público crescente e impacto ampliado, o festival se prepara para sua edição histórica de 25 anos, reforçando o compromisso de formar novas gerações de espectadores e criadores. “A Mostra reafirma a importância de um evento gratuito, com qualidade artística e impacto direto na vida das crianças. Vemos isso nos olhos delas, nos sorrisos, na gratidão das famílias que esperam pela Mostra todos os anos. Agora seguimos com o cineclube semanal e já estamos trabalhando para 2026, quando celebraremos 25 anos de um evento único no país. Florianópolis pode se orgulhar muito disso”, conclui Luiza.
Iniciativa da Lume Produções Culturais e do Núcleo de Ação Integrada, a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é pioneira em valorizar o cinema produzido no país para o público infantil. Realizada ininterruptamente desde 2002, é vencedora do Prêmio Catarinense de Cinema e conta com o patrocínio do Itaú e da Engie Energia, por meio da Lei Rouanet.
Making of da 24ª Mostra: https://www.youtube.com/watch?v=y94mx3JwXeA








