Hoje é sexta-feira, 12 de junho de 2026
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
Publicidadespot_img
spot_img
spot_img
InícioGERALLimpeza dos Mares recolhe 440Kg de lixo durante ação na orla da...

Limpeza dos Mares recolhe 440Kg de lixo durante ação na orla da Beira-Mar de São José

Projeto que conta com o patrocínio mantenedor do Fort Atacadista reuniu mais de 110 participantes e reforçou a importância da conscientização sobre o descarte correto de resíduos entre crianças e adultos

spot_img
spot_img

O Fort Atacadista, rede de atacarejo do Grupo Pereira, patrocinou mais uma etapa do Projeto Limpeza dos Mares, realizada na Beira-Mar de São José, na Grande Florianópolis. A ação, promovida na última quarta-feira (10), reuniu 111 participantes entre crianças, estudantes, educadores, representantes de instituições parceiras e voluntários, que se mobilizaram para recolher aproximadamente 440 quilos de resíduos descartados irregularmente na região.

Patrocinador mantenedor oficial do projeto desde 2017, há 9 anos, o Fort Atacadista apoia iniciativas que unem preservação ambiental, conscientização e transformação social. Além de retirar resíduos do meio ambiente, a etapa realizada em São José proporcionou uma experiência educativa aos participantes, especialmente às crianças, que foram incentivadas a identificar o chamado “lixo que ninguém vê” e refletir sobre os impactos ambientais e sociais causados pelo descarte inadequado de materiais.

Durante a atividade, foram recolhidos diversos tipos de resíduos, como embalagens, copos descartáveis, garrafas PET, sacolas plásticas, roupas, calçados, brinquedos, bitucas de cigarro, materiais de pesca e objetos de vidro. Também foram encontrados resíduos perigosos, como seringas, preservativos usados e materiais cortantes, que serviram como ponto de partida para orientações sobre segurança e responsabilidade ambiental.

A ação também despertou reflexões sobre questões sociais. Objetos como bolsas femininas e peças de vestuário encontrados durante a limpeza abriram espaço para conversas sobre vulnerabilidade, violência e cuidado coletivo, estimulando um olhar mais humano sobre os resíduos encontrados nos espaços públicos.

“O Limpeza dos Mares é uma iniciativa que acompanhamos com orgulho há quase uma década. Ao longo desses anos, vimos o projeto crescer e ampliar seu impacto não apenas na preservação ambiental, mas principalmente na formação de uma consciência coletiva sobre o cuidado com os espaços que compartilhamos. Para o Fort Atacadista, apoiar ações como essa é uma forma concreta de contribuir para um futuro mais sustentável e para a construção de comunidades mais conscientes e engajadas”, afirma Simone Cotta, Head de Comunicação Corporativa e ESG do Grupo Pereira.

Segundo a executiva, a participação das crianças é um dos aspectos mais relevantes da iniciativa. “Quando uma criança entende os impactos que uma embalagem, uma garrafa ou qualquer outro resíduo pode causar ao meio ambiente, ela se torna um agente de transformação dentro da própria família e da comunidade. A educação ambiental é um investimento de longo prazo e tem um papel fundamental na construção de hábitos mais responsáveis para as próximas gerações”, destaca Simone.

A etapa reforçou que o resultado do projeto vai além da quantidade de resíduos recolhidos. O principal legado está na conscientização dos participantes sobre a importância do descarte correto do lixo e da preservação dos rios, praias e mares.

O Projeto Limpeza dos Mares tem o Fort Atacadista como patrocinador mantenedor e é realizado pela ACATMAR, Mundo Mar e Acquanauta Floripa, com o apoio oficial das empresas BlueFox Marina, Mano’s Comunicação Visual, Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha, Marina Atlântida e Blue Nautical Hub Brasil. Nesta edição também contou com apoio institucional da Prefeitura de São José, Escola Municipal do Meio Ambiente – EMMA, Centro Municipal de Educação Ambiental Escola do Mar e Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa