InícioGERALExposição gratuita reúne mosaicos de Luciano Martins e Mestre Baleia no Villa...

Exposição gratuita reúne mosaicos de Luciano Martins e Mestre Baleia no Villa Romana Shopping

“Fragmentos da Fé” apresenta nove obras produzidas com materiais reaproveitados e permanece em exibição até 23 de agosto

spot_img
spot_img

O Villa Romana Shopping recebe até 23 de agosto a exposição “Fragmentos da Fé”, dos artistas Luciano Martins e Sátiro dos Santos, conhecido como Mestre Baleia. Localizada no 3º andar do empreendimento, a mostra reúne nove mosaicos ligados ao imaginário religioso. A visitação é gratuita.

As obras combinam os desenhos coloridos de Luciano Martins com a técnica desenvolvida por Mestre Baleia ao longo de mais de duas décadas de atuação em Florianópolis. Cerca de 80% dos materiais utilizados são reaproveitados, incluindo fragmentos de cerâmica, azulejos, vidros, bases e molduras.

Produzido ao longo de aproximadamente um ano, o conjunto apresenta imagens reconstruídas a partir de centenas de pequenos fragmentos. Em média, cada metro quadrado dos mosaicos reúne cerca de 750 peças, quantidade que varia conforme as dimensões e a complexidade de cada composição.

“Queremos provocar o olhar e fazer com que o público perceba o sagrado no fragmentado. São pedaços comuns de cerâmica que, reunidos, podem reconstruir imagens de fé, beleza e sentido”, destaca Luciano Martins.

A maior parte das obras mede aproximadamente 1 metro por 80 centímetros. A maior peça da exposição é uma releitura de “A Santa Ceia”, com 2 metros de largura e 1 metro de altura. A mostra também reúne representações de Cristo, com referências visuais dos vitrais da Basílica da Sagrada Família, em Barcelona, além de Nossa Senhora Aparecida e outras figuras religiosas.

O processo começa com desenhos e pinturas desenvolvidos por Luciano Martins. A partir deles, Mestre Baleia prepara as bases, seleciona os fragmentos por cor, formato e textura e realiza o corte e a aplicação das peças. Os mosaicos passam ainda pelas etapas de rejunte, limpeza e polimento.

Ao ocupar uma área de circulação cotidiana do Villa Romana Shopping, a exposição aproxima os trabalhos de famílias, moradores, turistas e visitantes que nem sempre frequentam galerias ou espaços expositivos tradicionais.

Serviço

O quê: exposição “Fragmentos da Fé”, de Luciano Martins e Mestre Baleia
Quando: até 23 de agosto de 2026
Onde: 3º andar do Villa Romana Shopping

spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa