Hoje é domingo, 21 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALAbertas as inscrições gratuitas para a Maratona Fotográfica em Rancho Queimado

Abertas as inscrições gratuitas para a Maratona Fotográfica em Rancho Queimado

Antes da ação será realizada uma micro residência artística entre os dias 6 e 9 julho; programação completa pode ser acessada no @fotografarancho.

Estão abertas as inscrições gratuitas para fotógrafos, profissionais ou amadores que queiram participar do Fotografa Rancho – 2º Maratona Fotográfica de Rancho Queimado. O
evento será nos dias 16 e 17 de setembro de 2023, na Praça Leonardo Sell, em Rancho Queimado. O edital completo e formulário para inscrições pode ser acessado no link
https://www.udesc.br/proreitoria/proex/ccult/editalfotografarancho.

Segundo Cristina Rosa, uma das organizadoras da Maratona, o objetivo do projeto é de integrar a universidade e a comunidade catarinense, tanto que até a data da maratona estão programadas uma série de atividades gratuitas no Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC Florianópolis) e em escolas de Rancho Queimado.

“As atividades já começaram e visam estimular a integração entre artistas e comunidade por meio de oficinas, palestras, caminhadas fotográficas, leituras de portfólio, varais
fotográficos e projeções. Algumas delas devem ocorrer em 14 e 15 de setembro, dias que antecedem a Maratona”, destaca Cristina.

O evento é realizado pelo Centro de Artes, Design e Moda da UDESC, através do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Professores – LIFE, junto à Prefeitura Municipal de Rancho Queimado, a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura E Comunidade (Proex Secult/UDESC), o Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte – NEFA, e o Espaço de Arte Quinta dos Pássaros.

As categorias serão apenas na modalidade digital divididas em categoria 1: câmera reflex intercambiáveis (com lentes intercambiáveis), categoria 2: câmera objetiva única (não trocam lentes) ou celular e categoria 3:  câmera objetiva única (não trocam lentes) ou celular direcionada para a idade de 10 até 15 anos.

As inscrições da maratona são limitadas e podem ser feitas até as 12h do dia 16 de setembro de 2023. As fotos digitais premiadas serão impressas e farão parte de uma exposição a ser realizada no espaço de Arte e Cultura Quinta dos Pássaros e promovida pela PROEXT/UDESC, PMRQ, ACQP, NEFA e UDESC/Ceart.

A programação completa pode ser acessada no @fotografarancho.

Micro Residência em Rancho Queimado

Entre os dias 6 e 9 de julho de 2023, a artista Julia Perosa coordena a oficina presencial Direções Paralelas: Performance, Fotografia e Expressividade. A Micro Residência, que faz parte da programação do Fotografa Rancho, é gratuita e será na cidade de Rancho Queimado.

De acordo com a artista, a oficina busca trazer proposições para a direção de cena de fotografia usando técnicas de direção teatral. Seja com jogo de cena mais tradicional ou com exercícios de expressão corporal, conforme o desejo de quem está fotografando.

“Muitas vezes, os fragmentos da realidade vêm até nós como presente de um mundo que acontece no entorno, outras vezes, temos que construir o todo o processo através de encenação ou cenarização. Neste caso, o teatro e a performance, passam a ser recursos para o processo de criação, e podem nos ensinar muitas técnicas e abrir uma gama de
possibilidades”, destaca Julia.

O formulário para inscrição pode ser acessado no @fotografarancho.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa