Hoje é segunda-feira, 15 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALAbertura da 30ª temporada de Concertos Clássicos da Camerata Florianópolis será neste...

Abertura da 30ª temporada de Concertos Clássicos da Camerata Florianópolis será neste sábado e com teatro lotado

Os ingressos esgotaram duas semanas antes do evento

A Camerata Florianópolis, com regência do maestro Jeferson Della Rocca, faz a sua abertura oficial da Temporada de Concertos Clássicos, neste sábado (11), às 20h, com o Teatro Ademir Rosa (CIC) lotado. Os ingressos esgotaram duas semanas antes do evento. Mas de fato esse espetáculo, além da alta procura, tem um “quê” a mais do que os demais concertos. Ele marcará a 30ª temporada ininterrupta da orquestra.

No programa, a abertura para ópera de As Bodas de Fígaro, de Mozart; a 1ª Sinfonia, de Beethoven; e o Concerto para violino e orquestra em mi menor, de Mendelssohn. Leonardo Bock, violinista com carreira internacional, é o solista convidado da noite e comenta sobre a expectativa para uma noite tão especial como esta.”Estou muito feliz e com a expectativa alta para esse concerto, porque é a primeira vez que subo no palco ao lado da Camerata Florianópolis. É uma honra estar a frente, como solista, ainda mais apresentando uma obra que é famosa no mundo inteiro, como a de Mendelssohn”, finaliza.

“A abertura da temporada de concertos clássicos é sempre emocionante, mas essa ganha um encantamento redobrado porque marca nossa 30ª temporada e, o mais importante, de forma interrupta”, diz o maestro Della Rocca, que fundou a orquestra em janeiro de 1994.

Com produção de Maria Elita Pereira, este espetáculo tem patrocínio de ENGIE, Supermercados KOCH e CLAMED, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura – Governo Federal.

AS BODAS DE FÍGARO 

A 1ª SINFONIA DE BEETHOVEN

De Ludwig van Beethoven, basta dizer que é um dos mais influentes músicos de todos os tempos. Não há quem não se emocione com a sua popularíssima 9ª Sinfonia, talvez a obra musical mais famosa de todos os tempos, já interpretada pela Camerata em diversos palcos. Desta vez, no entanto, a orquestra apresenta a 1ª sinfonia do gênio alemão, que estreou em Viena no dia 2 de abril de 1800. De tão inovadora, foi detonada pelos críticos; um deles a chamou de “comédia de costumes”. Apesar da estrutura clássica, ela apresenta diversas modulações, possui quatro movimentos e é relativamente curta.

FELIX MENDELSSOHN

Há pelo menos uma composição do alemão Felix Mendelssohn que qualquer um reconhece nas primeiras notas, e que faz parte da vida e da memória afetiva de milhões de pessoas: A Valsa Nupcial, música incidental composta para Sonho de Uma Noite de Verão. Mendelssohn fez sua primeira apresentação pública com 9 anos e com 15 já tinha no currículo algumas obras. A obra escolhida para a abertura da temporada de concertos da Camerata Florianópolis é o Concerto para violino e orquestra em mi menor, apresentado pela primeira vez em 1809. Levou seis anos para ser concluído e foi organizado na forma clássica de três movimentos, trazendo várias inovações para o gênero, incluindo a entrada antecipada do solista e um encadeamento melódico e harmônico entre os movimentos, tocados sem pausa entre eles.

SOLISTA CONVIDADO

Leonardo Bock, o solista convidado para este espetáculo, já se apresentou em diversas salas de concerto na Alemanha, Estados Unidos, Venezuela, Chile e Brasil. É spalla da Orquestra do Teatro São Pedro, spalla assistente da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) e membro da Sphaera Mundi Orquestra e da Vortz Orquestra.

PROGRAMA

– 1ª Sinfonia de Beethoven

– Abertura de As Bodas de Fígaro, de Mozart

– Concerto para violino e orquestra em mi menor, de Felix Mendelssohn

SERVIÇO

O QUÊ? Abertura Oficial da Temporada de Concertos Clássicos da Camerata Florianópolis

ONDE? Teatro Ademir Rosa (CIC), em Florianópolis, às 20h

Ingressos? Esgotados

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa