Hoje é terça-feira, 16 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALAbrigo Emergencial em São José amplia funcionamento para enfrentar frente fria

Abrigo Emergencial em São José amplia funcionamento para enfrentar frente fria

Centro Pop será mantido aberto até terça-feira ofertando espaço para dormir, higiene pessoal e roupas

Por conta da onda de frio na região e no estado, a Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Assistência Social, estendeu as ações de acolhimento de pessoas em situação de rua no Município. O reforço no atendimento realizado neste fim de semana, será mantido nesta segunda (19) e terça-feira (20). O trabalho faz parte da Operação Inverno, que teve início em 15 de maio.

Este serviço faz abordagem às pessoas em situação de rua convidando-os para que possam aceitar a reinclusão social, incluindo acolhimento humano, social e cuidados com a higiene pessoal. De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, as temperaturas mínimas em São José estão variando de 13º a 10º, mas a sensação térmica que pode chegar a abaixo de 10º. O Centro Pop funcionará das 19h às 7h. A entrada será permitida somente até às 23h.

A medida visa, principalmente, evitar o risco de hipotermia, que pode ocorrer quando as temperaturas estão muito baixas. A secretária de Assistência Social, Rita de Cássia Faversani, lembra que o inverno inicia nesta quarta-feira (21) às 11h58 e que todas as medidas necessárias para acolher as pessoas em situação de rua durante o frio intenso que se aproxima estão sendo tomadas, sempre seguindo determinação da Defesa Civil do Estado. “A união de forças é extremamente importante para realizar esse atendimento, essas pessoas precisam de toda a nossa atenção neste momento”

Ela informa ainda que as pessoas que tiverem pets, poderão entrar com seus animais no local. “São ofertados, além do espaço para dormir, estrutura para realização de higiene pessoal e roupas. Nos acolhimentos, as pessoas em situação de rua podem dormir protegidas, além de receber alimentação e ter acesso ao local para higiene”, destaca.

As ações da Secretaria da Assistência Social são intensificadas sempre que há previsão de temperaturas iguais ou abaixo de 10ºC, seguindo determinação da Defesa Civil do Estado. Com o reforço dos serviços a Prefeitura intensifica o trabalho de atendimento à população em situação de rua, que já é feito no Município. O abrigo Pop conta com 30 vagas de acolhimento.

Risco de hipotermia

“Nosso objetivo é oferecer serviços e fazer com que as pessoas aceitem acolhimento antes das madrugadas, quando as temperaturas são mais baixas e o risco de hipotermia é maior”, explica a secretária. Equipes de abordagem social fazem busca ativa de pessoas nas ruas e também atenderão às solicitações que chegarem à Central telefônica, por meio do telefone (48) 98854-4443.

Reforço no trabalho

Para reforçar o trabalho social, a Prefeitura de São José lançou em maio edital nº 004/2023, com base na lei nº 6.204/2022, que visa a qualificação técnica de Organizações Sociais (OS) para atuação na Secretaria de Assistência Social (SAS) do Município.

A finalidade do edital é a seleção de OS, para execução de serviços de abordagem social, busca ativa, encaminhamento para casa de passagem, complementação dos serviços ofertados no Centro Pop e execução de serviço de acolhimento institucional para população adulta em situação de rua na modalidade Casa de Passagem.

A documentação exigida para participação deverá ser entregue até às 18h, do dia 23 de junho, devidamente assinado pelo representante legal da entidade a ser qualificada, em envelope lacrado na SAS, na sede administrativa da Prefeitura, localizada na Avenida Acioni Souza Filho, n° 403, 2° andar, Centro, CEP: 88.103-790, das 13h às 17h.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa