Hoje é domingo, 21 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioADRIANO RIBEIROAcordo entre Adeliana e Júlia Zanatta; Cobalchini assume o MDB e outras...

Acordo entre Adeliana e Júlia Zanatta; Cobalchini assume o MDB e outras notas

O vice-presidente estadual do PL, Bruno Mello foi o intermediário de um acordo de não agressão entre a pré-candidata a prefeita de São José e a deputada federal do PL. Veja também sobre a troca no comando do MDB Estadual que passa ao deputado federal Cobalchini no próximo dia 15 entre outras notas

Acordo de não agressão entre Adeliana e Júlia Zanatta

Com absoluta exclusividade o colunista político Prisco Paraíso publicou em seu blog neste início de semana que está selada uma trégua entre a pré-candidata a prefeita de São José, Adeliana Dal Pont (PL) e a deputada federal, Júlia Zanatta (PL).

O acordo de não agressão foi firmado na mesa do filho do governador, Bruno Mello, vice-presidente estadual da sigla. Segundo o jornalista, o acordo aconteceu nesta segunda-feira (8). Sua informação segue com a imagem das duas lideranças tendo ao centro o filho do governador, que divulgamos abaixo.

Ainda de acordo com o jornalista, Adeliana e Júlia conversaram “longamente” e deixaram as diferenças no passado.

Desde o início da pré-campanha, a deputada federal vem colocando barreiras à candidatura da Adeliana.  Inclusive agindo para que a ex-prefeita não tivesse o apoio do presidente Bolsonaro, o que ocorre até o momento.

No final de semana Adeliana foi até um evento conservador em Balneário Camboriú e foi olimpicamente ignorada. Talvez, a partir desta conversa, o tratamento da família Bolsonaro mude, ou não.

Candidatos a vice

A forte pré-candidatura de Adeliana em São José causa um fenômeno interessante. Tem uma eleição paralela para se saber quem será o vice da ex-prefeita. Há no mínimo quatro “candidatos a vice”, no páreo. Vamos lá:

Quem está sonhando com a vaga é o ex-deputado estadual, Mário Marcondes (PL). Tem o apoio do deputado federal Daniel Freitas (PL) e de lideranças conservadoras próximas ao ex-presidente Bolsonaro.

Outra indicação que está sendo feita para a vaga de vice-prefeito vem da deputada estadual Ana Campagnollo (PL), que seria o nome de Thiago Ramos (PL).

Já a deputada federal, Júlia Zanatta fez esse terremoto todo, mas também tem um vice para emplacar na chapa: o vereador Marcos Andrade (PL), que inclusive foi levado por ela para um churrasco com o ex-presidente Bolsonaro.

Além dos nomes dentro do próprio PL, há especulações de nomes de outros partidos que possam vir a compor. É o caso do nome do vereador Constâncio Neto, do União Brasil. Nesse caso, o partido precisaria descer da coligação com o prefeito Orvino e embarcar no projeto de Adeliana.

Descontente

A notícia de que o União Brasil (UB) terá candidatura própria com o vereador Constâncio Neto, ex-secretário de finanças da prefeitura, foi mal recebida pelos partidos coligados ao PSD do prefeito Orvino Coelho de Ávila. Se confirmada, essa candidatura representará uma grande perda para o PSD de São José. Embora sejam apenas especulações, já causam descontentamento em Orvino (PSD).

Prefeito Orvino tem o União Brasil do Constâncio Neto na sua base

Mais bolsonarista

Essa reunião do “pessoal do deixa disso”, entre Adeliana e Zanatta veio um dia após o final de semana em que ocorreu o CPAC Brasil, congresso conservador em Balneário Camboriú.

Tanto a ex-prefeita, quanto seu opositor, Orvino Coelho de Ávila, estiveram no evento para tentar pegar a bandeira do conservadorismo. Enquanto Adeliana foi olimpicamente ignorada, Orvino participou de um jantar para 100 convidados com o ex-presidente Bolsonaro e até gravou vídeo ao lado do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), além de pousar para fotos com o também deputado federal Nikolas Ferreira (PL).

Na disputa de quem é mais bolsonarista em São José Adeliana levou um 7 a 1 de Orvino e ao que parece, precisou pedir água.

Prefeito Orvino, ao lado do Eduardo Bolsonaro, forçando uma situação de apoio em Balneário Comboriú

Súmula vinculante

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, recebeu uma reclamação do vereador cassado Maikon da Costa (PP) contra uma decisão do TJSC que, segundo ele, violou a Súmula Vinculante nº 46. Em 4 de julho, antes de decidir sobre o pedido de urgência, o ministro solicitou informações ao TJSC e uma manifestação da Câmara de Vereadores de Florianópolis, que terá um prazo de 10 dias para responder, a contar desta segunda-feira, 8.

Maikon Costa alega que sua cassação foi irregular por não respeitar o prazo de 90 dias previsto em lei. Ele busca a anulação dessa decisão e a suspensão do Decreto Legislativo nº 04, para ser reintegrado ao cargo de vereador em Florianópolis.

Este caso não é único. Recentemente, sob a relatoria do Ministro Luís Roberto Barroso, o STF devolveu o mandato ao vereador Renato de Almeida Freitas Júnior (PT), de Curitiba, com base na mesma tese jurídica. Freitas foi cassado pela Câmara de Vereadores de Curitiba por quebra de decoro, após participar de um protesto contra o racismo dentro de uma igreja, em meio a casos de homicídios de pessoas negras de grande repercussão nacional.

A decisão do Ministro Barroso no caso de Freitas, que questionou a legalidade e a constitucionalidade do processo de cassação, pode servir de precedente para o julgamento da reclamação de Maikon da Costa.

COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber notícias no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9

Cobalchini assume

O Diretório Estadual do MDB está convidando para a transmissão de cargo de presidente estadual do partido. O atual presidente, Carlos Chiodini, em licença para disputar a prefeitura de Itajaí, passa o comando para o vice-presidente, o deputado federal, Valdir Cobalchini.

A cerimônia será realizada na próxima segunda-feira (15) no Espaço Gourmet da AABB, no bairro Coqueiros, em Florianópolis. Cobalchini terá a missão de conduzir o partido durante o período eleitoral municipal, uma das eleições mais desafiadoras que o partido vai viver nos últimos anos.

Deputado federal, Valdir Cobalchini

Incentivador

Quem passou pelo encontro estadual do PSDB, final de semana, no Hotel Golden, em São José, foi o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, atualmente principal liderança dos tucanos em nível nacional. Leite é um dos grandes padrinhos do projeto de Dário Berger na disputa pela prefeitura de Florianópolis. Na foto, além do governador, Dário e o presidente estadual do PSDB, deputado estadual, Marcos Vieira.

Governador do RS, Dário e Marcos Vieira

Crítica

No campo jurídico começa esquentar a disputa entre o prefeito Topázio Neto (PSD) e o ex-prefeito Dário Berger. Na Justiça Eleitoral os apoiadores do prefeito tentaram tirar do ar um vídeo do deputado estadual, Marcos Vieira, com críticas aos rombos financeiros na prefeitura da Capital. Questionaram que era publicidade negativa, porém, o Juiz eleitoral entendeu que o conteúdo foi apenas uma crítica pública.

Convenções municipais do Republicanos

Em comunicado enviado aos presidentes municipais, o deputado federal Jorge Goetten, presidente do Republicanos em Santa Catarina, anunciou uma resolução da Executiva Estadual do partido estabelecendo que as convenções partidárias das executivas municipais serão realizadas nos dias 4 e 5 de agosto de 2024.

A decisão, fundamentada após escuta atenta das demandas e necessidades dos municípios nas diversas regiões do estado, tem o objetivo de proporcionar mais tempo para que a executiva estadual possa conhecer e contribuir com as direções municipais de forma mais individualizada e efetiva.

Os pedidos de exceção à data estabelecida devem ser formalmente encaminhados, com justificativa fundamentada, para o e-mail institucional do partido (secretaria.sc@republicanos10.org.br). O requerimento deve explicar o motivo da antecipação e descrever previamente o encaminhamento político da convenção. Todas as solicitações serão analisadas pela Executiva Estadual, que decidirá pela aprovação ou não dos pedidos.

Goetten – presidente estadual Republicanos

COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber notícias no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa