Hoje é sexta-feira, 13 de setembro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioADRIANO RIBEIROAdeliana terá o apoio de Bolsonaro em São José

Adeliana terá o apoio de Bolsonaro em São José

Em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (14) o comando estadual do PL confirmou que uma agenda está sendo preparada para a vinda do ex-presidente Bolsonaro à SC e, São José, por ser o principal município com candidatura a prefeita do PL, sediará o comício Regional da Grande Florianópolis

A candidata a prefeita de São José, Adeliana Dal Pont (PL), não só terá vídeo com apoio do ex-presidente Bolsonaro, como também terá a presença do líder maior do PL Nacional no seu município. A informação foi divulgada em entrevista coletiva sobre as eleições municipais concedida na tarde desta quarta-feira (14), na sede do PL, em Florianópolis.

Na entrevista tanto o vice-presidente estadual do PL, Bruno Mello, quanto o coordenador da campanha na Capital, Filipe Mello – ambos filhos do governador Jorginho Mello – confirmaram que a agenda com Bolsonaro está sendo construída para setembro, ainda sem datas confirmadas. A expectativa é de que o ex-presidente fique no Estado ao menos dois dias, com atos de campanha em São José, Blumenau, Balneário Camboriú, Criciúma, Joinville e Chapecó. “A data está em construção”, explicou Bruno.

O vice-presidente do PL explicou que a intenção de agendar um evento regional da Grande Florianópolis em São José visa prestigiar o maior município onde o PL tem candidatura a prefeito. Questionados sobre as supostas rusgas entre o ex-presidente e Adeliana, ambos afirmaram que isso é intriga da oposição e é do jogo, mas o clima é de apoio à ex-prefeita. “Já não existe mais nada sobre isso”, afirmou Filipe. Eles salientaram inclusive que nas próximas semanas já terá um vídeo ratificando esse clima de paz e harmonia.

Os números do PL

Durante a coletiva as lideranças também mostraram as expectativas do PL quando à eleição municipal em Santa Catarina. “É tudo fruto de uma construção feita por todas as esferas do partido, desde deputados estaduais, federais, o senador, governador, correligionários e todos”, salientou Bruno.

Ele salientou que o partido terá candidato a prefeito em 184 municípios e em 131 vai disputar indicando o vice-prefeito. Dessas candidaturas, em 68 situações o PL sairá com chapa pura. O resultado é que o PL estará presente na majoritária em 247 municípios.  O partido também terá 2.647 candidatos a vereador.

A expectativa do partido é eleger de 80 a 100 prefeitos. Na eleição de 2020 a sigla elegeu 28 prefeitos e teve esse número ampliado para os atuais 57 na janela passada de transferência partidária.

Bruno e Filipe Mello

O partido também espera eleger de 700 a 800 vereadores. A sigla saiu da eleição de 2020 com 286 vereadores eleitos e subiu para 483, sendo um dos que mais agregou lideranças de outras siglas.

Os números mostram que a expectativa é muito boa. “Não sabemos a força da onda do 22 que terá, mas esperamos que seja um tsunami”, comentou Bruno. Já Filipe Mello enalteceu a força do número 22. “Não existe bolsonarismo fora do 22, só existe se for dentro da bolha política”, ponderou.  

Coligações

As lideranças liberais também trouxeram números sobre as coligações que o PL fez em nível de Estado. Em todos os municípios o PL coligou com 12 siglas no total: MDB, PP, PSD, União Brasil, PSDB, Podemos, Republicanos, Novo, PRD, PRTB, Cidadania e PDT.  Graças a uma normativa o único partido que foi vetada coligação foi com o PT.

Com o MDB, por exemplo, o PL está junto em 81 municípios; sendo em 36 sendo o PL o cabeça de chapa; em 26 o MDB será o cabeça de chapa e em 19 o PL apenas oferece o apoio branco ao candidato do MDB.

Já quanto ao PP, o PL está junto em 56 municípios; sendo em 24 o PL é o cabeça de chapa; em 17 o PP será o cabeça de chapa e em 15 o PL apenas oferece o apoio branco ao candidato do PP.

Quanto ao PSD, o PL está junto em 43 municípios; sendo que em 22 o PL é o cabeça de chapa; em 11 o PSD será o cabeça de chapa e em 10 o PL apenas oferece o apoio branco ao candidato do PSD.

Quanto ao União Brasil, o PL está junto em 19 municípios; sendo que em 13 o PL é o cabeça de chapa; em 2 o UB será o cabeça de chapa e em 4 o PL apenas oferece o apoio branco ao candidato do UB.

Quanto ao PSDB, o PL está junto em 17 municípios; sendo que em 9 o PL é o cabeça de chapa; em 5 o PSDB será o cabeça de chapa e em 3 o PL apenas oferece o apoio branco ao candidato do PSDB.

COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber notícias no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa