Hoje é quinta-feira, 13 de junho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioECONOMIAAEMFLO e CDLSJ lançam programa de treinamento para pequenas e médias indústrias

AEMFLO e CDLSJ lançam programa de treinamento para pequenas e médias indústrias

O evento de lançamento contará com palestra sobre indústria 4.0 abordando temas como o uso de Inteligência Artificial, robótica e internet das coisas como diferencial competitivo para os negócios

A trajetória da quarta revolução e as oportunidades de negócios da neoindustrialização são temas da palestra gratuita que acontece nesta terça-feira, 28/5, na sede da AEMFLO em São José para o lançamento do Programa de Treinamento para Pequenas e Médias Indústrias. O tema será abordado pelo diretor da Vertical de Negócios de Manufatura 4.0 da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e COO da HarboR Informática Industrial (Smart Manufacturing – Industry 4.0), Tulio Duarte Christofoletti.

Tulio Duarte Christofoletti vai falar sobre os três principais desafios da Indústria 4.0 e como as empresas podem se destacar nesse mercado cada vez mais competitivo. O momento agora é da chamada “indústria 4.0”, ou “quarta revolução industrial”, que se refere à chegada de inovações como Inteligência Artificial (IA), Robótica, Internet das Coisas (IoT), entre outros temas que abrem caminhos para uma neoindustrialização.

Indústria 4.0

A história da humanidade acompanha desde o século XVIII a evolução da indústria por meio de revoluções que marcam o surgimento de novas máquinas, tecnologias e desencadeiam mudanças no segmento produtivo, além de impactar também setores econômicos e sociais. A indústria 4.0 surge na Alemanha no início dos anos 2010 e desencadeia no país europeu uma política para o desenvolvimento tecnológico da indústria. Este passo da terceira para a quarta revolução industrial é motivado pela competitividade global e pelo desenvolvimento de pesquisas, novas soluções tecnológicas e modelos de negócios.

Na prática, a nova indústria traz entre as transformações a digitalização e a automação de etapas de produção, a partir das quais verificam-se benefícios de integração de processos, maior produtividade e autonomia do maquinário industrial. O impacto gerado pela indústria 4.0 já se espalhou pelo mundo, atinge a todos os setores das indústrias e possui diversas formas de implantação das tecnologias na cadeia produtiva.

Para as empresas, as oportunidades da indústria 4.0 vão além da melhoria do processo produtivo, pois trazem oportunidades de aceleração no desenvolvimento de produtos e com maior customização, além da possibilidade de gerar novos modelos de negócios através da implementação de tecnologias em produtos tradicionais.

Programa de Treinamento

O Programa de Treinamento para Pequenas e Médias Indústrias da AEMLO vai disponibilizar um conjunto de opções de treinamentos e conteúdos com foco nas necessidades do segmento das pequenas e médias indústrias da região. Segundo o diretor de Desenvolvimento Econômico da AEMFLO e CDLSJ, Robson Truppel, o objetivo é possibilitar o acesso para empresas do segmento industrial a conteúdo de qualidade para melhoria de suas operações: redução de custo, aumento de produtividade, melhora na organização e na qualificação de seus colaboradores, inovação e manufatura 4.0 para pequenas empresas. Além disso, serão trabalhados temas como gestão, indicadores e liderança no chão de fábrica, melhoria contínua/Kaizen, metodologias ágeis e OKR, engenharia de processos e industrial e a redução de desperdícios.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa