Os agentes de Combate às Endemias, vinculados à Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de São José, participaram de uma capacitação em primeiros socorros orientada pelo Ministério da Saúde e organizada pela vigilância em saúde, aos participantes do Programa Saúde com Agente.
A capacitação, realizada no dia 6, contou com a colaboração do sargento Douglas Coelho da Silva, representante do Corpo de Bombeiros, que abordou uma série de temas essenciais, como reanimação cardiorrespiratória, obstrução das vias aéreas por corpos estranhos e acidentes envolvendo animais peçonhentos.
De acordo com Katheri Zamprogna, diretora da Vigilância Epidemiológica, essa é uma atividade solicitada pelo Ministério da Saúde para a capacitação dos agentes vinculados ao curso, que tem por objetivo ampliar o conhecimento dos princípios básicos dos primeiros socorros, capacitando-os para realizar uma avaliação inicial das vítimas e identificar as prioridades no atendimento.
Ela ressalta a importância dos agentes de endemias, que estão frequentemente em contato com as famílias em suas áreas de atuação, conhecerem as diferentes formas de transporte, a fim de identificar as prioridades em cada situação de urgência. A parceria com o Corpo de Bombeiros fortaleceu o aprendizado dos agentes, proporcionando-lhes um treinamento abrangente e prático para lidar com diferentes cenários de atendimento.