A AMUCC se despede com muito pesar de Leoni Margarida Simm, aos 69 anos, ex-presidente da ONG e uma mulher que foi sinônimo de luta contra o câncer e pelos direitos das pessoas em tratamento contra a doença. Ativista da causa, deixa um imenso legado na sociedade catarinense pela resiliência de ter enfrentado 24 anos um câncer de mama metástico.
Em entrevista anos atrás, disse uma das tantas frases que marcaram a sua trajetória: “Os medos? Eu enfrento. Coragem é isso, acho que todo mundo que é corajoso tem medo”.
Leoni Margarida Simm era socióloga e fez uma linda história à frente da AMUCC, fortalecendo a luta das pessoas em tratamento contra o câncer na busca por direitos, projetos sociais e políticas públicas na área da saúde. No voluntariado, Leoni foi um verdadeiro exemplo.
Leoni deixa dois filhos, netos e uma grande legião de amigos e admiradores por toda a sua trajetória de vida. Ela nasceu em Lajeado (RS), mas morava em Florianópolis e era aposentada dos Correios.
Margarida recebeu o diagnóstico de câncer de mama em 2001, aos 44 anos, após um autoexame. Fez a retirada da mama e a reconstrução na mesma cirurgia graças ao plano de saúde. Sensibilizada pela discriminação pela qual passavam as pessoas com câncer, da qual estava completamente alienada, a convite de sua oncologista, Leoni passou a participar da construção da AMUCC para reduzir o impacto da doença e empoderar o portador de câncer como indivíduo e ativista da causa.
“A doença faz parte da vida. O câncer por ser uma doença grave nos leva a compreender que a vida é finita. Ao compreender a dimensão dessa constatação fazemos mudanças e podemos optar em transformar essa experiência em uma oportunidade para evoluir como criaturas humanas”, Leoni Margarida.
Um dos marcos da trajetória de Leoni Margarida, em tratamento da quinta recidiva em 2010, foi ter sido selecionada pela American Cancer Society como Embaixadora Global do Câncer para o Brasil, com a missão de trabalhar pela inclusão do câncer e outras DCNTs na Agenda do Milênio.
O velório inicia às 16h desta terça-feira (17), com a cerimônia às 19h no Crematório Vaticano, no bairro Itacorubi.