Com o objetivo de promover o reconhecimento e a valorização dos trabalhos artísticos desenvolvidos por pessoas com deficiências intelectuais múltiplas, o Centro Multiuso São José foi palco nesta quinta-feira (22) do Festival Nossa Arte, um evento de arte promovido pelas Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) da região. O evento apresentou diversas formas de expressão artística, como literatura, artes aplicadas, música, teatro e dança.
Idealizado e estimulado pela Apae Brasil e organizado pela Federação estadual das Apaes, todas as obras e apresentações têm como protagonistas as pessoas atendidas pelas Apaes da região. O prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila, prestigiou a abertura oficial do evento, destacando a importância da valorização dos trabalhos desenvolvidos pelas pessoas com deficiências intelectuais múltiplas e a inclusão delas na sociedade.
Os organizadores do evento enfatizaram que por meio da arte, a Apae busca incluir e integrar pessoas com deficiência na vida sociocultural, proporcionando uma plataforma para que demonstrem seus talentos e habilidades artísticas. O Festival Nossa Arte é uma oportunidade para esses artistas excepcionais mostrarem ao público o resultado de seu empenho e criatividade. Foram apresentados trabalhos artísticos em sete modalidades diferentes: dança, música, teatro, dança folclórica brasileira, artes visuais, artes literárias e artesanato.
Participam do evento as Apaes de São José, de Anitápolis, Antônio Carlos, Florianópolis e de Santo Amaro da Imperatriz. A cada três anos, artistas com deficiência intelectual, múltipla e transtorno do espectro autista (TEA) atendidos pelas Apaes do estado participam das edições regionais para serem selecionados para o Festival Estadual, que neste ano chega à 12ª edição.