A Associação dos Pacientes Renais de Santa Catarina (APAR) promoveu nesta sexta-feira (22) uma ação de conscientização e prevenção do controle das doenças renais e da diabetes em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Diabetes. Desde 2001, a APAR vem realizando campanhas, intensificando e ampliando cada vez mais a cultura sobre a importância da prevenção das doenças nominadas silenciosas.
Para aproveitar o grande fluxo de pessoas, a entidade realizou a ação na avenida Paulo Fontes, em frente ao TICEN (Terminal de Integração Central), entre 9h e 16h. Entre as ações foram realizados exames de glicemia, aferição de pressão arterial, além da distribuição de materiais e panfletos alusivos ao Dia Mundial de Combate ao Diabetes, com a participação de profissionais de saúde. Tudo foi feito de forma gratuita.
O trabalho teve apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde, SICOOB MAXCREDITO e as parcerias da Associação Renal Vida, Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e da Associação dos Centros de Nefrologia de Santa Catarina (Ascene-SC), entre outras entidades representativas no cenário nacional, com o objetivo de divulgar as informações relacionadas à prevenção e a importância do diagnóstico precoce das doenças.
“Alertar os principais grupos de risco como hipertensos, diabéticos, idosos, obesos, usuários de anti-inflamatórios de que a doença renal é silenciosa e pode ser prevenida quando diagnosticada de forma precoce e controlada é o nosso maior objetivo. Este ano queremos continuar batendo nosso propósito que é realizar 1.500 aferições de glicemia ao longo do dia do evento”, declara o presidente da APAR, Humberto Mendes.