A Prefeitura de Florianópolis, por meio das ações da Blitz Sanear, voltou ao bairro Itacorubi para dar sequência ao serviço de fiscalização iniciado na última terça-feira (2). Nesta quarta, pelo menos sete tubulações irregulares localizadas na servidão José Antônio de Lima foram lacradas pela equipe de vistorias, enquanto dois proprietários de imóveis receberam auto de infração. Outras duas ligações já sinalizadas pelos agentes serão avaliadas na quinta-feira.
Os dois primeiros lacres, feitos no início da manhã, foram realizados em duas saídas de canos que chegavam diretamente ao bueiro da via. Na visita feita anteriormente, foram identificados indícios de descarte de esgoto irregular desaguando em rede conectada à pluvial por meio da boca de lobo. Em todas as ocorrências, os canos foram lacrados com pedras, panos e espuma expansiva de poliuretano.
Na segunda boca de lobo vistoriada, mais três lacres foram efetuados. Uma residência desabitada possuía pelo menos três ligações diretas com a via pública. Apesar de não haver contribuição de esgoto frequente no local, o encanamento foi fechado para evitar futuros problemas. O imóvel também está em processo de reforma.
No mesmo endereço, duas residências foram visitadas para aplicação do teste de corante, havendo contribuição de esgoto por parte de ambas. Após a abertura do vão na rua para encontrar o cano inicialmente localizado pela câmera endoscópica, a primeira moradia recebeu o corante no ralo do lavatório e, com a torneira acionada, o líquido colorido atravessou a caixa de passagem e desaguou diretamente na encanação aberta do lado de fora, seguindo para a rede pluvial.
A última casa vistoriada durante a operação também indicou que o esgoto do lavatório do banheiro é despejado na rede pluvial, por meio de cano subterrâneo. Com a abertura feita no solo, foi possível aplicar dois testes de corantes, nas cores azul e vermelho. O primeiro, de cor azul, despejado na pia do banheiro, apontou a irregularidade, enquanto o vermelho, utilizado na cozinha, não escorreu para a via pública e comprovou que este encanamento está regular.
As ações da Blitz Sanear são executadas pela Prefeitura de Florianópolis por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária Municipal, Floram e Casan.