Hoje é quinta-feira, 18 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALAssistência Social de São José fez quase 20 mil atualizações do Cadastro...

Assistência Social de São José fez quase 20 mil atualizações do Cadastro Único em 2023

Mensalmente, são atendidas em média mais de mil famílias que procuram o serviço para sanar dúvidas sobre os benefícios

Em 2023, o Cadastro Único (CadÚnico) de São José atendeu aproximadamente 20 mil famílias, sendo que 7,6 mil delas são beneficiárias do Programa Bolsa Família, que transfere renda diretamente às famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Além disso, o CadÚnico possibilitou o acesso de mais de três mil famílias a outros programas sociais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica, a isenção na taxa de concurso público, entre outros.

O CadÚnico é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que elas tenham acesso a programas sociais do governo federal, estadual e municipal. Além de ser uma importante ferramenta para entender a vulnerabilidade social das famílias nos territórios e a partir disso, desenvolver ações, programas e projetos condizentes com a realidade social local. O acesso aos benefícios depende do perfil de cada família cadastrada e segue critérios previstos nas legislações e normativas da Assistência Social.

A secretária de Assistência Social, Rita de Cássia Faversani, destaca a importância do Cadastro Único para a promoção da cidadania e da inclusão social das famílias mais vulneráveis do Município. “O Cadastro Único é a porta de entrada para vários programas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Por isso, é fundamental que as famílias mantenham seus dados atualizados e procurem a Secretaria de Assistência Social sempre que precisarem de orientação ou apoio”.

Números

Até o momento, a Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), possui 18.301 famílias cadastradas, destas 7.693 são beneficiárias do Programa Bolsa Família. Há 3.153 famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Até outubro, foram preenchidos 7.527 cadastros, sendo 2.502 inclusões, 1.026 transferências e 3.837 atualizações.

Mensalmente, são atendidas em média mais de mil famílias que procuram o serviço para sanar dúvidas sobre os benefícios vinculados ao Cadastro Único e solicitar documentos. A equipe do Cadastro Único/Bolsa Família, em parceria com as equipes dos Cras, atende bimestralmente cerca de 300 famílias em descumprimento de condicionalidades com a saúde e educação.

Como solicitar

Para realizar o Cadastro Único, é necessário agendar o atendimento pelo telefone 3288-5767 ou 3288-5768, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. O endereço da sede do Cadastro Único é BR 101, KM 202, 3697 – Barreiros. Os documentos necessários são: formulário de cadastro, documento de identificação, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda e número de inscrição imobiliária.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa