O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), está participando do processo de Avaliação Interna da Qualidade (AVAQualis), que iniciou no dia 21 de novembro e vai até 10 de dezembro de 2024. Essa avaliação é uma ação estratégica voltada para o aprimoramento contínuo dos processos hospitalares e segue a proposta da Ebserh de fortalecer a qualidade dos serviços prestados à população, ao Sistema Único de Saúde (SUS) e ao ensino e formação de novos profissionais.
Processo de Avaliação Interna
Conforme previsto pelo Programa Ebserh de Gestão da Qualidade (PGQuali), a AVAQualis é realizada periodicamente e envolve várias etapas, desde o planejamento e execução até a elaboração de relatórios. Avaliadores internos do próprio hospital compõem a Comissão de Avaliação Interna da Qualidade, que é responsável por levantar evidências e verificar a conformidade dos processos.
O relatório final permitirá que as lideranças do HU-UFSC tenham uma visão detalhada das áreas que necessitam de ajustes e quais melhorias podem ser implementadas. A avaliação também serve como preparação para a etapa de avaliação externa e é baseada nos requisitos do Manual de Requisitos do Programa Ebserh de Gestão da Qualidade.
Para a Chefe do Setor de Gestão da Qualidade, Graciele Trentin, a iniciativa é uma oportunidade de observar os pontos fortes e os aspectos que podem ser aprimorados. “Através da avaliação, conseguimos identificar maneiras de fortalecer ainda mais o cuidado com nossos pacientes e a formação dos futuros profissionais de saúde,” destacou.
O Superintendente do HU-UFSC, Spyros Cardoso Dimatos, também ressaltou a relevância da avaliação: “Esse processo é essencial para garantir que o HU-UFSC se mantenha alinhado aos padrões de qualidade e segurança. A avaliação nos permite identificar oportunidades de aprimoramento na gestão, no atendimento e na formação acadêmica.”
Esta edição marca a quinta realização da AVAQualis, já consolidada como uma prática periódica e educativa dentro da Rede Ebserh. No último ano, as avaliações envolveram 39 hospitais, abrangendo áreas de assistência à saúde, pesquisa, inovação, ensino, extensão e setores de suporte.
Sobre a Ebserh
O HU-UFSC faz parte da Rede Ebserh desde março de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.