O 10º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, em São José, realizou na terça-feira (4), cerimônia alusiva ao seu vigésimo quarto aniversário. Durante a solenidade, o prefeito Orvino Coelho de Ávila e o Comandante-Geral da Corporação, coronel Fabiano de Souza, e o comandante do Batalhão, tenente-coronel, Davi Pereira de Souza, realizaram a entrega simbólica de dois veículos, dois botes infláveis e equipamentos, adquiridos por meio de convênio com a Prefeitura de São José, no valor de R$ 400 mil, essenciais para o aprimoramento do atendimento às ocorrências.
O coronel Fabiano falou da relevância da base avançada estabelecida em 1999 que resultou em tempos de resposta mais ágeis para a região. Ele também destacou a parceria estabelecida com os poderes públicos locais e a sociedade civil organizada, visando fornecer serviços que impulsionem o desenvolvimento dos municípios.
Ele também enfatizou a importância dos bombeiros como colaboradores do progresso em todos os aspectos, proporcionando serviços de excelência para estimular o crescimento local, além de mencionar a colaboração com empreendedores para promover a geração de emprego e renda em todo o Estado. Além disso, o coronel mencionou o interesse dos bombeiros em trabalhar em São José, devido à harmonia e dedicação da guarnição local.
O prefeito Orvino enalteceu a importância do Batalhão em São José, salientando a confiança depositada pela população na corporação. Ele recordou que já recebeu o título de Amigo da instituição e reafirmou o compromisso da Prefeitura em apoiar todas as ações em benefício da comunidade.
Gratidão
O tenente-coronel, Davi Pereira de Souza, comandante do Batalhão, lembrou do comprometimento dos bombeiros ao longo de 24 anos de história e expressou gratidão à Prefeitura de São José pelas parcerias estabelecida. Ele apontou a união da equipe e a prontidão dos homens e mulheres, reconhecendo que o trabalho árduo, coragem e dedicação são fundamentais para os resultados alcançados. “Os novos equipamentos fortalecerão a capacidade do batalhão em salvar vidas e proteger a comunidade”.
História
No dia 2 de julho de 1999, São José inaugurou sua primeira unidade do Corpo de Bombeiros Militar, sendo inicialmente subordinado ao Batalhão de Bombeiros Militar da Capital. Devido ao crescimento econômico e social na região da Grande Florianópolis, o Governo do Estado decretou no dia 2 de julho de 2009 a eleição da 1ª Companhia de Bombeiros Militar ao status de Batalhão, proporcionando uma nova organização à Região Metropolitana de Florianópolis. Essa mudança trouxe benefícios diretos para 584.144 catarinenses distribuídos nos 13 municípios abrangidos pela nova unidade dos Bombeiros Militares.
A missão do 10º Batalhão é prover e manter serviços profissionais e humanitários que garantam a proteção da vida, do patrimônio e do meio ambiente. O objetivo é proporcionar qualidade de vida aos cidadãos das 13 cidades abrangidas por sua atuação.
Quando foi criado, o Batalhão contava com apenas dezoito bombeiros militares. Hoje, após 24 anos de existência, o 10º Batalhão possui uma estrutura composta por oito quartéis operacionais e administrativos. Seu efetivo é formado por 160 militares, incluindo oficiais e praças, além de contar com a colaboração de 173 voluntários atuando como bombeiros comunitários.
Participaram da solenidade, além do prefeito Orvino Coelho de Ávila, o vice-prefeito Michel Schlemper, secretários municipais, vereadores e familiares.