Hoje é segunda-feira, 20 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALBrechó infantil impulsiona mercado de roupas sustentáveis

Brechó infantil impulsiona mercado de roupas sustentáveis

A rede "Cresci Perdi", que tem loja no bairro Santa Mônica, em Florianópolis vende roupas do tamanho RN até 16 anos, calçados e acessórios para o bebê, novos e seminovos

A necessidade de renovar o guarda-roupa na infância é muito mais intensa que na vida adulta, estima-se que até os dois anos, uma criança passa por nada menos que sete tamanhos de roupa! Atender essa alta demanda de consumo sem aumentar a poluição tem aquecido o mercado de moda circular. Um conceito que promove práticas sustentáveis no mundo da moda e diminui o desperdício da indústria têxtil.

O impacto dos resíduos têxteis é impressionante: 300 milhões de peças de vestuário são descartadas anualmente, sendo 80% delas compostas por poliéster, material que leva até dois mil anos para se decompor. Prolongar a vida útil das fibras através da circulação reduz significativamente o desperdício têxtil, beneficiando o meio ambiente. Por isso, a projeção é que o segmento de moda circular deverá crescer 20% até 2030 no Brasil, segundo estudo realizado pela consultoria Boston Consulting Group. O que representa um mercado potencial de R$ 24 bilhões. 

Esse segmento que oferece roupas e acessórios a preços mais baixos é um dos motivos por trás do crescimento do consumo de produtos usados. Esse é o nicho explorado pela rede “Cresci Perdi” com loja no bairro Santa Mônica, em Florianópolis. A loja vende roupas do tamanho RN até 16 anos, calçados e acessórios para o bebê, novos e seminovos.

A marca aposta no consumo consciente, oferecendo produtos com valores de 40% a 90% mais baratos do que as lojas convencionais. A empresa incrementou ainda o sistema de comercialização para incentivar o ciclo de compra e venda de produtos. Nela, o cliente pode levar suas peças para serem avaliadas e o valor gerado pode ser convertido em GIRACRÉDITO (vale compras) ou o pagamento em dinheiro (pix) pelo lote. Optando pelo GIRACRÉDITO a proposta pelos itens é mais valorizada, gerando descontos exclusivos em produtos da loja.

O que é moda circular?

A moda circular é um conceito que se baseia na ideia de reduzir, reutilizar, reciclar e renovar produtos têxteis para criar um ciclo sustentável. Ao contrário do modelo tradicional de “consumir e descartar”, a moda circular busca prolongar a vida útil das roupas, evitando o desperdício e o esgotamento de recursos naturais. Essa abordagem visa “fechar o ciclo”, permitindo que as roupas sejam reutilizadas, recicladas ou transformadas em novos produtos.

Vantagens da Moda Circular

1. Sustentabilidade Ambiental: Ao optar por comprar roupas usadas em brechós infantis, os pais ajudam a reduzir a pressão sobre os recursos naturais e a diminuir a quantidade de resíduos têxteis destinados a aterros sanitários.

2. Educação para a Sustentabilidade: A moda circular oferece uma excelente oportunidade para educar as crianças sobre a importância da sustentabilidade e o impacto de suas escolhas de consumo.

3. Consumo Consciente: Os brechós infantis encorajam o consumo consciente, incentivando os pais a pensarem duas vezes antes de comprar roupas novas sempre que as crianças crescem ou precisam de algo novo.

4. Qualidade e Durabilidade: As roupas encontradas em brechós muitas vezes têm uma qualidade superior em relação às peças de fast fashion, o que significa que elas durarão mais tempo, mesmo após serem usadas por várias crianças.

5. Estilo Único: As roupas encontradas em brechós podem ter estilos únicos e vintage, permitindo que as crianças expressem sua individualidade através do vestuário.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa