Os 18 alunos do 5º ano do Centro Educacional Municipal (CEM) Jardim Solemar, localizado no bairro Jardim Cidade de Florianópolis, que têm a prática de canto coral como modalidade de disciplina de musicalização oferecida pelo projeto de “Tempo Ampliado” da instituição, já estão afinados para atuarem em conjunto com o coral do Cati (Centro de Atenção à Terceira Idade). A apresentação, com refrões em inglês, espanhol e em libras, da canção A Paz, na versão do conjunto Roupa Nova, será nesta quinta-feira (30), a partir das 13h, no Cati, quando será divulgado o vídeo com os dois grupos.
A professora de musicalização, Tainah Marques Ribeiro, destaca a importância da união dos alunos com o coral para apresentação desta música e o do vídeo. “Duas realidades distintas, localizadas no mesmo município, a poucos quilômetros de distância que não convergem. A primeira de alunos do Ensino Fundamental I, com idades entre 10 a 12 anos bastante criativos e que neste ano de 2023 foram ganhadores do 1º lugar no Concurso de Vídeos do Dia do Desafio do Meio Ambiente entre as escolas municipais, em sua categoria; a segunda, os idosos (todos com idade a partir de 60 anos), praticantes de atividades físicas constantes, que prezam pela boa saúde física-mental social e participam há alguns anos do coral do Cati”.
De acordo com a professora, o trabalho intergeracional é um processo de estímulo à comunicação entre as gerações, intercâmbio de vivências e experiências, incentivando a transmissão de saberes através do diálogo e das diferentes formas de expressão. “Foi pensado na música e nesta expressão artística que une esses grupos que foi despertado o interesse deste encontro. Com possibilidade de um dia de conversas, trocas de experiências de vida, e, um ensaio musical com prática de coral podendo ampliar os olhares para a arte, a saúde, a longevidade, a amizade, as relações, entre outros”.
A diretora do Cati, Karen Santos, também enaltece a importância do projeto que une os jovens e o coral do Cati. “Esta é uma oportunidade para celebrar a sabedoria, a criatividade e as realizações de uma geração que continua a enriquecer a nossa comunidade de maneiras incontáveis”. Ela credita que eventos como esse não apenas proporcionam um ambiente de celebração, mas também promove o respeito, a valorização e a contribuição cultural e social da cidade.