Hoje é sábado, 24 de fevereiro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALCanto Sul dos Ingleses tem a maior faixa de areia da praia

Canto Sul dos Ingleses tem a maior faixa de areia da praia

0bra de engordamento já alargou cerca de 400 metros do trecho que era o mais estreito do balneário

Publicidadespot_img

A obra da Prefeitura de Florianópolis de engordamento da praia dos Ingleses, no Norte da Ilha, já alargou cerca de 400 metros do Canto Sul, que era o trecho mais estreito e agora tem a maior faixa de areia do balneário. Os trabalhos são liderados pela Secretaria de Transportes e Infraestrutura e executados pela empresa DTA Engenharia Ltda, a mesma que fez o alargamento de Canasvieiras. A expectativa é a de que a obra seja entregue no início de março.

O engordamento dos Ingleses foi iniciado no dia 29 de janeiro no Canto Sul da praia e a dragagem vem acontecendo 24 horas por dia. As obras vão beneficiar, ao todo, 2,87 km da orla – da faixa de areia mais estreita, que vai do Canto Sul, onde ficam as dunas, até 500 metros antes da Foz do Rio Capivari. Antes das obras, essa faixa era de cerca de 20 metros, na área da foz do rio, enquanto, no Canto Sul, chegava a inexistir em alguns pontos. A expectativa é a de que passe a ter uma largura de 45 metros ao final das obras, e de 35 metros após a conformação feita pela maré.

Ao todo, a área a ser trabalhada vai receber um volume de 462 mil m³ de areia a ser retirada de jazida submarina que fica a um quilômetro de distância da orla, e que tem a mesma coloração e granulatura (dimensão) da que perfaz o balneário, atualmente.

A dragagem corresponde à escavação de areia do fundo do mar com o auxílio de um tipo especial de embarcação, no caso, a draga auto-transportadora de arrasto (tipo Hopper) russa Optimus. A embarcação é resistente às intempéries, o que significa dizer que atua mesmo em dias de chuva, e está retirando atualmente 12 mil metros cúbicos de areia por dia.

O trabalho, efetivamente, funciona assim: após extrair o material, a draga é deslocada até 200 metros da orla – essa distância evita que ela encalhe na areia da praia em si – para ser acoplada a uma tubulação de 450 metros de extensão. Mas só a parte da tubulação que flutua sobre a água é que fica posicionada perpendicularmente à praia; o restante da tubulação fica “em terra” paralelo à faixa de areia que está sendo alargada. Efetuado o acoplamento, a draga bombeia a areia para transportá-la pela tubulação até o balneário e, na sequência, ela é espalhada por trator. Vale informar ainda que a tubulação é deslocada, à medida que as obras avançam, até que o serviço seja totalmente concluído.

Aviso de segurança

Para garantir a segurança da população durante o andamento das obras, haverá uma área isolada de pelo menos 150 metros a partir dos pontos de bombeamento da embarcação. Neste sentido, a Prefeitura de Florianópolis reforça a importância de moradores e turistas ficarem atentos à sinalização local.

ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa