A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) e a Prefeitura Municipal de Florianópolis, por meio do programa Pacto pelo Saneamento, iniciaram segunda-feira (18) um novo trecho das obras de assentamento da rede coletora de esgoto na Rua do Timbaúba, no bairro Monte Verde, em Florianópolis. A via estará parcialmente interditada, com trânsito em meia pista e bloqueio de um dos sentidos para o posicionamento das máquinas e equipamentos utilizados na abertura das valas. A interdição acontece apenas durante o período de trabalho, das 7h às 17h.
A duração estimada para execução das obras no local é de aproximadamente 10 dias, com possibilidade de prolongamento do prazo conforme às condições do tempo e do solo. A repavimentação será iniciada em até 15 dias após a finalização da implantação das tubulações.
A Companhia e a PMF continuam trabalhando para acelerar o andamento das obras de implantação de sistema de esgotamento sanitário com obras de assentamento de rede coletora em outras 3 frentes de serviço, na Servidão Natalícia Pereira e acesso à Capela São Miguel (Rodovia João Paulo n°970), no bairro João Paulo, e Servidão Manoel Libânio da Costa, Itacorubi. Outra frente trabalha na recomposição das lajotas da Rua do Marfim, em Monte Verde.
As obras de implantação do SES Saco Grande têm investimento de R$119,6 milhões, com recursos garantidos pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).
Ligações não estão autorizadas
Mesmo após a finalização da obra, os moradores das localidades que receberam a rede não devem efetuar a ligação do imóvel à Caixa de Inspeção (CI) da CASAN. Para que o esgoto seja coletado e tratado pela companhia, todo o sistema deverá estar concluído e em operação. Ligações realizadas antes podem gerar retorno do esgoto para o imóvel e extravasamento em vias públicas, causando prejuízo ao meio ambiente e saúde pública. No momento adequado, a CASAN divulgará orientações autorizando a conexão.
Dúvidas e informações
A CASAN disponibiliza o contato do programa socioambiental para informações e esclarecimentos através do número de WhatsApp (48) 991545691.
Fotos: Acervo CASAN