Hoje é quinta-feira, 18 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALCasan intensifica fiscalização e orientação sobre ligação ao Sistema de Esgoto de...

Casan intensifica fiscalização e orientação sobre ligação ao Sistema de Esgoto de Ingleses

A ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário /Santinho Ingleses vai beneficiar mais de 40 mil moradores

Com a proximidade de entrega da nova etapa do Sistema de Esgoto Inglese/Santinho, a CASAN está ampliando ações de fiscalização e orientação técnica gratuita na região.
O trabalho é desenvolvido pela equipe do programa Trato pelo Capivari, que desde 2019 atua na região a serviço da Companhia.
Os profissionais do Trato realizam inspeções sanitárias periódicas para verificar a adequada ligação dos imóveis à rede coletora de esgoto da CASAN. Também trabalham com assessoria técnica gratuita para regularização das instalações hidrossanitárias e com educação ambiental.
A ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário /Santinho Ingleses vai beneficiar mais de 40 mil moradores, assim como turistas que visitam essas praias. O valor investido na obra supera os R$ 132 milhões, com recurso de parceria da CASAN com a Agência Internacional de Cooperação do Japão (JICA).
Orientação é aguardar
A CASAN alerta que mesmo com a inauguração da Estação de Tratamento dos Ingleses os moradores devem aguardar para fazer a conexão ao sistema. A autorização será enviada na fatura de água e informações podem também ser obtidas junto à equipe do Trato por Capivari. A sede do programa está localizada na Rua Caminho do Sol, 142, em Ingleses. O contato pode ainda ser feito pelo whats (48) 99123-1223.
Com a nova etapa do Sistema Ingleses/Santinho entrando em operação as equipes do Trato pelo Capivari também estarão disponíveis para orientar sobre a nova forma de conexão à rede coletora da CASAN, com Caixas de Inspeção mais modernas. As novas CIs são de plástico de alta resistência, possuem maior capacidade de estanqueidade e tecnologia diferenciada para facilitar a conexão ao sistema.
Porém a ligação só poderá ser realizada com autorização da Companhia, pois nem todas as ruas beneficiadas na nova etapa entrarão em operação de forma imediata após início de funcionamento da ETE. Ligações realizadas antes do comunicado da CASAN podem gerar retorno do esgoto para o imóvel e extravasamento em vias públicas, causando prejuízo ao ambiente e à saúde.
Colaborando com a qualidade ambiental da região
Ao todo, o Trato pelo Capivari já inspecionou aproximadamente 9.500 imóveis e impediu que mais de 1 bilhão de litros de esgoto fossem despejados no ambiente e no Rio Capivari. Entre os vistoriados, 97% apresentaram algum tipo de irregularidade. Mais de 600 se regularizaram. Entre as irregularidades mais comuns está a ausência (2.793 ocorrências)  ou inadequação da caixa de gordura (592 imóveis). Porém também foram identificados imóveis com água da chuva ligada à rede de coleta de esgoto e mesmo esgoto clandestino nas redes que deveriam receber somente água da chuva.
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa