Hoje é terça-feira, 16 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALCASAN lança nova edição do trato pela Lagoa

CASAN lança nova edição do trato pela Lagoa

O projeto, realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e executado agora pela Echoa Engenharia, empresa que venceu a licitação para essa segunda etapa, tem como objetivo regularizar o saneamento básico e contribuir para a melhoria ambiental da Lagoa da Conceição.

Em uma parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis a CASAN lançou nesta sexta-feira uma nova edição do Trato pela Lagoa, programa de inspeções sanitárias, educação ambiental e mobilização social voltado exclusivamente à região da Lagoa da Conceição, em Florianópolis. O investimento previsto é de R$ 1,7milhão.

“Nosso objetivo é conseguir fazer com que a Lagoa não receba mais ligações clandestinas de esgoto. Nesta nova edição vamos atingir mais áreas com as vistorias. É nosso presente para Florianópolis, que está completando 350 anos.”, ressaltou o diretor-presidente,
Laudelino Bastos.

“Acreditamos muito nesse projeto que vai trazer maior segurança para a Lagoa da Conceição, vai valorizar o ambiente e a saúde da população”, disse Beatriz Campos Kowalski, superintendente da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Floram).

O vereador de Florianópolis Renato Geske, o Renato da Farmácia, também participou do lançamento, valorizando a iniciativa. “É um programa muito importante porque a Lagoa passou por situações exatamente por falta de prevenção. O que se faz agora é trabalhar com a prevenção e conscientização com relação ao esgoto e às doenças que podem surgir, trazendo um tema muito importante para ser discutido entre toda a comunidade”, destacou.

9  MIL INSPEÇÕES

Desde que foi lançado, em 2021, as equipes fizeram 4.557 vistorias. A meta para a nova etapa do Trato pela Lagoa é chegar a 9 mil inspeções, colaborando com a recuperação da qualidade ambiental da região.

O projeto, realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e executado agora pela Echoa Engenharia, empresa que venceu a licitação para essa segunda etapa, tem como objetivo regularizar o saneamento básico e contribuir para a melhoria ambiental da Lagoa da Conceição.

IRREGULARIDADES

Durante a primeira etapa do Trato pela Lagoa, as equipes do programa constataram que havia um total de 1.611 imóveis regulares (taxa de 52,82%) contra 1.439 irregulares (47,18%).

As irregularidades verificadas foram: água pluvial conectada à rede de esgoto (189); ausência de caixa de gordura (2.386); ausência de caixa de inspeção (108); Caixa de gordura sem sifão (360); Caixa de inspeção obstruída (7); Imóvel conectado parcialmente a rede de esgoto (656); Esgoto conectado à rede pluvial (51), Inspeção não autorizada (14); Imóvel não conectado à rede de esgoto (165); Caixa de inspeção lacrada (1).

Desde o momento da constatação da regularização, o volume de esgoto produzido pelo imóvel passa a ser computado pelo esgotômetro, que na última medição, em 4 de julho 2022, estava em 196.328.186 litros, equivalente a 39.265 caminhões limpa-fossa de 5 m³. “A mensagem principal que queremos passar com o Trato é a de que todos nós, no saneamento, compartilhamos responsabilidades e devemos cuidar da destinação do esgoto gerado por cada um”, completa Francisco Pimentel, chefe da agência Florianópolis da CASAN.

VISTORIAS SERÃO AVISADAS

As inspeções do Trato Pela Lagoa terão início com distribuição de comunicados e vistorias. Em campo, o programa conta com 12 técnicos, divididos em seis equipes, além da coordenação.

O agendamento das inspeções fica a cargo do morador ou proprietário. Concluídos os testes, se o imóvel é considerado irregular, o responsável recebe um documento indicando o que precisa ser corrigido e o respectivo prazo para regularização: de 30 dias, para problemas mais simples, e de improrrogáveis 15, em casos de esgoto na pluvial.

O Trato Pela Lagoa tem sede instalada na Avenida das Rendeiras, 330. O telefone para contato e agendamento de inspeção é (48) 9192-4157 (WhatsApp).

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa