Hoje é sábado, 2 de março de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALCasan promove ações para prevenção da dengue nas obras da ETE João...

Casan promove ações para prevenção da dengue nas obras da ETE João Paulo

Através de seu programa socioambiental, foram feitos diálogos com os trabalhadores da obra

Em sintonia com a campanha do Governo do Estado, a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) promove uma série de ações de prevenção à dengue em suas instalações. Uma delas aconteceu no canteiro de obras da ETE João Paulo, em Florianópolis, na quarta e na quinta-feira (08 e 09). Através de seu programa socioambiental, foram feitos diálogos com os trabalhadores da obra. O objetivo foi conscientizar sobre a situação da dengue no estado, os riscos, as formas de prevenção e os sintomas da doença.

As atividades de conscientização ambiental dos trabalhadores são ações permanentes executadas pela CASAN. Elas estão inseridas no plano de gestão ambiental do empreendimento, aprovado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). Além da educação ambiental, as ações na ETE João Paulo também envolvem a realização de inspeções diárias para identificação e eliminação dos criadouros de larvas do mosquito.

As condições do clima neste início de ano, com calor excessivo e chuvas frequentes, favorecem o desenvolvimento das larvas do Aedes aegypti, também responsável pela Febre Amarela, Zika e Chikungunya. Os ovos são depositados nos recipientes de água parada, eclodem em larvas que permanecem no local até se tornarem mosquitos, em um ciclo de 7 a 10 dias.

Qualquer objeto ou resíduo que possa acumular água parada pode se tornar um criadouro das larvas do mosquito. Por isso, há a necessidade de uma verdadeira operação “pente fino” para vistoriar locais e eliminar possíveis reservatórios de água parada. Também são aplicadas ações de gerenciamento de resíduos sólidos e de construção civil, que preveem normas para armazenamento e destinação adequada dos rejeitos visando o combate à proliferação de vetores.

As obras de construção da ETE João Paulo e implantação de sistema de esgotamento sanitário na região têm investimento total de 129,6 milhões de reais com recursos garantidos junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa