As professoras do Centro de Educação Infantil (CEI) Vera Lúcia Medeiros, localizado no bairro Forquilhas, trabalharam durante o mês de março com a crianças sobre o combate à violência contra as mulheres.
O projeto – que envolve o tema por meio de brincadeiras, vídeos, músicas e exposições artísticas manuais – objetiva conscientizar as crianças e a comunidade sobre o respeito, a proteção e a valorização do público feminino.
Depois de assistirem aos vídeos demonstrativos, as crianças refletiram sobre o poder das palavras para a formação e o desenvolvimento das colegas. “Trabalhamos no ambiente escolar uma dinâmica para comparar o exemplo proposto com atitudes positivas do cotidiano. Outra prática foi de cultivar duas flores no mesmo ambiente, uma delas é incentivada e recebe palavras de carinho e motivação. Já a outra flor é regada com palavras negativas. A flor que é bem cuidada cresce bonita e saudável; a outra não cresce como o esperado, fica murcha e sem vida”, citou a diretora Josiana Cléia Nascimento.
Além da experiência, as crianças desenvolveram uma peça teatral para apresentar aos pais e responsáveis. A encenação reforçou a ideia de cuidado com as meninas como se fossem flores. Após a apresentação, as professoras orientaram as crianças sobre como agir em situações de violência.