Hoje é segunda-feira, 22 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALCinco alunos são selecionados para o First Global Challenge e buscam...

Cinco alunos são selecionados para o First Global Challenge e buscam apoio financeiro para participação

O grupo busca apoio financeiro para essa participação e essa possibilidade de mais prêmios para o Brasil na área

Helena Rosa, Guilherme Carvalho, Franco de Luca, Luigi Lazzaretti, e Nícolas da Costa são os cinco estudantes do Câmpus Florianópolis selecionados para compor a equipe brasileira de robótica que estará em Singapura, de 7 a 10 de outubro, quando acontece o First Global Challenge – Olimpíada Internacional, com mais de 150 países participantes. Alunos do estado vizinho, Rio Grande do Sul (RS), também compõem o time brasileiro, que conta ainda com seis mentores de dos três estados do sul do Brasil: Paraná, Santa Catarina e RS. No entanto, o grupo busca apoio financeiro para essa participação e essa possibilidade de mais prêmios para o Brasil na área.

First Global Challenge é uma competição internacional de robótica de estilo olímpico que ocorre em um país diferente a cada ano. First Global convida cada nação a enviar uma equipe para construir e programar um robô para competir. As equipes trabalham juntas para completar tarefas em um jogo temático em torno de um dos maiores desafios que nosso planeta enfrenta, incluindo os 14 Grandes Desafios para a Engenharia, em um esforço para fomentar o entendimento e a cooperação entre os jovens do mundo enquanto eles usam suas habilidades para resolver os problemas do mundo. Para a First, os desafios que enfrentamos como uma sociedade global precisam ser resolvidos, e a próxima geração pode cumprir a tarefa — juntos. O tema dessa edição é a energia renovável, e Cingapura está na vanguarda das iniciativas de sustentabilidade.

O espírito de abertura é um valor central do First Global, fundamentado na crença de que enquanto a política muitas vezes se divide, a tecnologia se une. A competição busca reunir jovens de diversas origens, culturas e experiências e inspirá-los e motivá-los a se tornarem os líderes e inovadores do futuro, trabalhando juntos para construir um mundo melhor.

Equipe brasileira

O time é composto por 10 alunos de ensino médio e seis mentores de três estados do Brasil: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Os alunos do Câmpus Florianópolis selecionados são: Helena Scussel Rosa, Guilherme Lorenzo Carvalho, Franco Valois de Luca, Nícolas Bernardo da Costa; esses quatro do curso Técnico Integrado em Eletrônica; e Luigi Barbieri Lazzaretti, do Técnico Integrado em Edificações.

Alana Silveira, Julia Vargas Coelho, Nathany Santiago Machado, João Vitor e Ashley completam a equipe, juntamente com os mentores Augusto Silveira da Silva, Gabriela Tomaz do Amaral Ribeiro, Ana Luíza Felix Pagliarini, Luisa Yumi Antunes Kaneko, Bruno Ósio Jerônimo, e Lauro Ilson Schlemper.

Em 2021, os alunos do Câmpus competiram com mais de 120 nações em diversos desafios técnicos e de ação comunitária. “Trouxemos quatro prêmios importantes para o Brasil, sendo eles 1º lugar no First Global Challenge Award – Categoria educação; 1º lugar no Raaja Cherkaoui El Moursli Award For Courageous Achievement; 2º lugar no First Global Grand Challenge Award – Categoria educação; e Outstanding Mentor Award, com a Gabriela Tomaz do Amaral Ribeiro”, conta Helena.

Segundo ela, em 2022, os representantes do IFSC participaram de mais um desafio, desta vez, na Suíça. “De lá, trouxemos dois prêmios: Safety Award e Social Media Award. E queremos trazer mais prêmios para o Brasil este ano”, destaca a aluna de Eletrônica.

Segundo ela, no entanto, a taxa de inscrição para o evento de 2023 tem o valor de $10.000 dólares, o que corresponde a aproximadamente R$ 50.000 reais na cotação atual. Essa taxa inclui hospedagem, alimentação e translado na cidade de Singapura, além dos materiais necessários para construção do robô. “Temos apenas algumas semanas para arrecadar este valor e contamos com a ajuda externa para tornar este sonho realidade, permitindo com que nossa equipe traga mais prêmios para o Brasil”, ressalta ela, que disponibiliza o link para apoio à participação da equipe brasileira.

Se você também ficou interessado na competição, mais informações estão no site do evento.

 

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa