Hoje é domingo, 19 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioColuna da AMPEColuna da AMPE edição de 15 de abril de 2024

Coluna da AMPE edição de 15 de abril de 2024

Veja abaixo os principais assuntos da Coluna da Ampe, publicada quinzenalmente numa parceria da Ampe da Região Metropolitana de Florianópolis, com o Portal Informe Floripa

2º Fórum Metropolitano de Micro e Pequenas Empresas marca 14 anos da Ampe e posse da nova diretoria

A Ampe Metropolitana comemorou seus 14 anos e empossou sua nova diretoria durante o 2º Fórum Metropolitano de Micro e Pequenas Empresas, realizado no dia 9, na Assembleia Legislativa.

Após a abertura oficial e posse da nova diretoria para o período 2024-2026, os deputados estaduais Mario Motta (Fórum Parlamentar de Apoio à Pequena Empresa) e Mateus Cadorin (Frente Parlamentar da Liberdade Econômica) destacaram o papel do segmento no desenvolvimento do Brasil e de Santa Catarina, por ser o maior gerador de emprego.

“Nos últimos 5 anos chegamos a mais de 1.600 ações nos pilares da capacitação, benefícios, gestão, relacionamento e representatividade, gerando grande impacto em nosso ecossistema”, observou o presidente reeleito, Ivam Michaltchuk. Para a nova gestão, anunciou “o fortalecimento e ampliação dos núcleos setoriais , eventos como o Circuito Ampe, com orientações levadas a diversas cidades, e a continuidade do programa EducAmpe, plataforma com cursos de capacitação gratuitos para associados”.  

PAINÉIS TROUXERAM TEMAS RELEVANTES

Em sua palestra, o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Drevek falou sobre como as parcerias público-privadas podem beneficiar os negócios locais. Em outro painel, a assessora do Sebrae/SC, Soraya Tonelli, enfatizou a importância de os pequenos negócios aderirem ao ESG (Environmental, Social and Governance), conjunto de boas práticas que visa definir se uma empresa é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada.Rosi Dedekind, presidente da Fampesc, disse que é preciso ter atenção à reforma tributária e outras medidas que podem suprimir conquistas do segmento.

O advogado especialista Guilherme Back Koerich, da Escola LGPD, levou dicas práticassobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e anunciou parceria com a Ampe, com objetivo de simplificar o acesso ao conhecimento e à consultoria sobre proteção de dados pessoais, oferecendo uma solução tecnológica própria desenvolvida pela startup.

O evento teve também uma apresentação sobre oportunidades estaduais de linhas de crédito com Ari Rabaiolli, presidente do Badesc; Giovanni Rochi, da cooperativa de crédito Cresol; e Luis Carlos Floriani, superintendente do Banco do Empreendedor. Um dos destaques foi o Pronampe estadual, que além do geral, lançou o Pronampe Mulher e terá em breve o Pronampe Inovação.

No último painel, sobre políticas públicas, o vice-presidente da Ampe, Piter Santana, lembrou do Manifesto que a entidade elaborou com sugestões de políticas públicas para os municípios, muitas delas já executadas, como o Juro Zero em Florianópolis, Palhoça e Biguaçu.

A secretária  de Desenvolvimento Econômico de Palhoça, Anna Paula Heiderscheidt, afirmou que o município realiza diversas ações com o objetivo de fazer com que o empresário que escolheu Palhoça “se sinta feliz e apoiado pelo poder público”.

O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, destacou os programas Floripa Mais Emprego e o Floripa Mais Tec como ações para atrair mão de obra para a Capital.

NOVA DIRETORIA DA AMPE

Composição: Ivam Michaltchuk (presidente), Piter Santana (vice-presidente), Antonio Carlos Poletini (tesoureiro), Silvio Marcolongo Filho (secretário), Cléber Acauan Pizatto (diretor comercial), Cláudio Schuster (diretor de comunicação e marketing), Rodrigo Mariano (consultor de economia e estatística), Edna Andréia Werner (diretora de empreendedorismo feminino), Ronaldo César Leal (diretor jurídico), Jairo Socoowski Anello (diretor de projetos) e Silney de Aquino (conselheiro de sustentabilidade financeira). O conselho fiscal é formado por Fábio Horn (titular), Maurício Pereira (titular) e Rodrigo M. Elias (suplente).

CURTAS

– O Núcleo União Cervejeira teve apresentação da Cooperativa Cresol, abordando oportunidades em parceria com o Forjetur, com Apoio ao Turismo e Inovação. No encontro, o Sebrae e a Fampesc apresentaram os recursos parao projeto Caminho Cervejeiro.Uma assembleia geral extraordinária do núcleo também elegeu sua nova diretoria.

– Em reunião do Núcleo Jurídico da Ampe, foram apresentados os benefícios da Cooperativa Sicoob Euro Vale, além do software Projuris ADV-Softplan.

  • O Núcleo Mulheres Empreendedoras tratou das atividades a serem realizadas este ano, incluindo capacitações, missões e visitas técnicas.

Informe-se e participe dos núcleos da Ampe!

– O presidente da Ampe, Ivam Michaltchuk, realizou uma reunião de trabalho com os diretores do Sebrae/SC, Wilson Sanches Rodrigues e Soraia Tonelli,sobre o Projeto Ampe Sustentável, dia 12. O objetivo central é oferecer aos empreendedores um diagnóstico gratuito sobre o nível de maturidade de cada empresa, em relação aos princípios de ESG e orientar as mesmas na adoção de melhores práticas nas dimensões ambiental, social e de governança.

– Questões operacionais do Pronampe foram tratadas em reunião estadual com o Badesc e Fampesc. Além de participar desse evento, a Ampe também esteve no encontro promovido pela Fampesc e o Sebrae SC sobre o Sebraetec, crédito subsidiado para projetos de pessoas jurídicas, em todas as áreas de negócios. Para mais informações, procure Ampe.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa