Hoje é sexta-feira, 19 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioColuna da AMPEColuna da AMPE edição de 30 de junho de 2024

Coluna da AMPE edição de 30 de junho de 2024

Veja abaixo os principais assuntos da Coluna da Ampe, publicada quinzenalmente numa parceria da Ampe da Região Metropolitana de Florianópolis, com o Portal Informe Floripa Floripa

ARTIGO

O reconhecimento dos pequenos negócios no mundo e no Brasil

Ivam Michaltchuk_

Presidente da Ampe Metropolitana

A Organização das Nações Unidas (ONU), instituiu em 2017 o Dia da Micro, Pequena e Média Empresa, demonstrando a inequívoca relevância do segmento para o mundo todo e reconhecendo o papel crucial desses empreendedores na criação dos 600 milhões de empregos necessários até 2030.

No Brasil, a importância dos pequenos negócios no cenário econômico e social é inquestionável. As micro e pequenas empresas foram responsáveis por criar 80,1% do total de empregos com carteira assinada em 2023,gerando 1,2 milhão dos 1,5 milhão de novos postos de trabalho no ano.

De janeiro a abril deste ano, mais de 1,4 milhão de novos pequenos negócios foram criados, representando 96,7% do total de 1,47 milhão de novas empresas. Isso representa um aumento de 9,1% em comparação com o mesmo período de 2023.

Santa Catarina, que possui 1.390 mil empresas, registrou a abertura de novas 39.941 de janeiro a abril deste ano. Esses números são o resultado de 77.056 constituições e 37.115 baixas.Apesar de ocupar apenas 1,1% do território nacional, nosso estado ficou em 5º lugar no Brasil em termos de abertura de empresas, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. E agora, levamos apenas 1 dia e 7 horas para abrir uma empresa, com Florianópolis liderando com um tempo médio de apenas 5 horas.

Na Grande Florianópolis, com mais de 300 mil CNPJs, foram abertas 19 mil novas empresas de janeiro a maio. Tudo isso mostra que apoiar o segmento tem um resultado rápido na manutenção do emprego e na renda, que é revertida em impostos para investimento em setores como saúde, educação, segurança e assistência social.

Também é fundamental destacar a importância de entidades como a Ampe Metropolitana, que defendem, representam e lutam pelo melhor ambiente de negócios seja local, estadual e nacionalmente, inclusive participando de fóruns institucionais dos governos estadual e federal. 

Nosso trabalho está voltado diretamente a todos que já empreendem e querem crescer, mas também para aqueles que estão começando e precisam de todo o apoio para compreender o mercado e superar os desafios, procurando justamente evitar as baixas. Por isso, brigamos tanto pela desburocratização, pelo acesso ao crédito e por políticas públicas efetivas para a sobrevivência e o avanço de quem de fato é vital para o desenvolvimento local e de todo o país.

Ampe realiza capacitações gratuitas

A Ampe realizou duas importantes capacitações gratuitas no dia 27. Organizada pelo Núcleo Jurídico, a primeira foipresencial, na sede da entidade, com o tema “Marketing Digital para Advogados Sem Dancinha”, com a especialista Roberta Heckler, consultora credenciada no Sebrae.

De forma online, o Núcleo de Mulheres Empreendedoras tratou do tema “Aprendendo as ferramentas digitais a favor do seu negócio!”, com Pamela Barboo.

—— CURTAS ——

– A Ampe Metropolitana participou esta semana da Exposuper – Convenção Catarinense de Supermercados no Expocenter, realizada de 16 e 18 de junho, em Balneário Camboriú.  Na oportunidade, o presidente Ivam Michaltchuk compartilhou projetos e experiências com a presidente da Fampesc, Rosi Dedekind, e com o Governador Jorginho Mello.

Ampe presente na ExpoSuper

– O evento Summit Cidades 2024, no CentroSul, em Florianópolis, também teve a participação da Ampe. De 24 e 26 de junho, vários palcos tiveram palestras, workshops e painéis,  todos ligados ao crescimento, desenvolvimento, tecnologia e gestão pública dos municípios brasileiros de todos os tamanhos.

Presidente da Ampe marcou presença em mais um Summit Cidades

– A segunda edição do Café e Conexão com Pitch de Negócios da Ampe Metropolitana, realizada pelo Núcleo de Mulheres Empreendedoras, foi realizado no dia 20 de junho. O evento aconteceu na agência da Cooperativa Cresol Vale Europeu, no centro de Florianópolis. Durante a atividade, muitos negócios foram fechados e novas oportunidades foram oferecidas aos participantes.

Café e Conexão com Pitch

– O Núcleo de Turismo da Ampe Metropolitana esteve presente no evento Conexão: Pequenos Negócios e Estratégias de Promoção do Turismo, realizado no dia 21 de junho, na sede do Sebrae, em Florianópolis/SC. O encontro abordou estratégias e incentivos para o desenvolvimento do turismo em Santa Catarina e no Brasil, proporcionando um espaço rico para conversas e troca de ideias entre os participantes.

Núcleo de Turismo

– A Ampe Metropolitana participou da 22ª ExpoGestao, realizada de 25 a 27 de junho, em Joinville. Com mais cerca de 60 palestras e presença de lideranças empresariais de todo o país, além do ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, o evento foi uma ótima oportunidade para novos conhecimentos e relacionamentos para os empreendedores de Santa Catarina.

Ampe na Expo Gestão

– A próxima reunião do Núcleo de Tecnologia e Inovação da Ampe será aberta para o público do nicho, no dia 10 de julho, das 11h às 12h, na sede da entidade. Confirmar presença no número: (48) 99827-1414, com Andreia.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa