Hoje é domingo, 26 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALCongresso do Cosems foca no fortalecimento do SUS

Congresso do Cosems foca no fortalecimento do SUS

Prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila, fala da importância da missão dos servidores da saúde

O prefeito Orvino Coelho de Ávila participou da solenidade de abertura do Congresso Sul, Sudeste e Centro-Oeste de Secretarias Municipais de Saúde, realizado nesta quinta-feira (16), no Centrosul, em Florianópolis. Com realização do Cosems/SC, presidido pela secretária de Saúde de São José, Sinara Simioni, a cerimônia contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde e de autoridades estaduais. O Congresso foi encerrado no sábado (18), com diversas palestras, oficinas e painéis de conversa.

O objetivo é fomentar discussões a nível técnico e político, compartilhar experiências de gestão, promover a capacitação de gestoras de saúde e equipes técnicas municipais, renovar as ações de fortalecimento do SUS e ampliar o conhecimento técnico e tecnológico, objetivando a melhoria na resolução das demandas da saúde da população.

“Eventos como esse são fundamentais para elevar a qualidade dos serviços prestados à população. Desejo que com a troca de experiências que esse congresso oportuniza, a gente aprimore ainda mais as ferramentas tecnológicas que precisamos para evoluir e avançar, para que a gente tenha um sistema de saúde cada vez mais perto das pessoas, que é o nosso maior objetivo. Então minha gratidão, meu reconhecimento a todos os profissionais de saúde que aqui estão. Vocês técnicos, da área da saúde realmente fazem dessa profissão um sacerdócio. Costumo dizer que existem algumas profissões que não são profissões, são missões, e a de professor e da área da saúde são duas dessas”, salientou Orvino.

A representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), médica Socorro Gross, foi uma das palestrantes do primeiro dia, em uma mesa-redonda sobre Cuidado em Saúde na Primeira Infância, com a participação da secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto e do diretor de Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Eder Gatti.

O Congresso também conta com a Feira de Experiências Bem-SUScedidas com apresentações de trabalhos de forma oral, em banner e E-poster. Todos são trabalhos já selecionados e premiados nas mostras regionais de cada estado organizador deste Congresso. O WebDoc do Ambulatrans de São José, foi apresentado durante a cerimônia de abertura.

Sinara falou sobre a importância de três pilares, dentro da Saúde: empatia, dedicação e resiliência. “Essas três palavras são fundamentais nas ações diárias para oferecer saúde de qualidade para a população dos nossos municípios. Temos um modelo único no mundo, o SUS, que funciona com gerenciamento tripartite: União, estados e municípios. Felizmente temos hoje aqui reunidos nesse congresso os administradores e gestores que formam essa tripartite”.

Para Sinara “somar as ações coletivas com todos os entes, para buscar soluções para os desafios que se apresentam diariamente em nossos municípios e estados. E também no governo federal. Seja para colocar em funcionamento uma unidade de saúde, seja para debater e contribuir na elaboração de leis, seja para lutar sempre pela garantia dos recursos e ampliação das fontes de verbas para manter o SUS cada vez mais forte e capaz de atender a toda a população”.

Ela enaltece a importância do evento. “Estamos realizando o Congresso Sul, Sudeste, Centro-Oeste de Secretarias Municipais de Saúde, com a participação de 10 Cosems, que somam 3.320 municípios. A gente vive de subfinanciamento e desfinanciamento histórico, onde a carga maior vai para os municípios às vezes desanima. Mas nós temos uma missão. Uma missão de ter um SUS cada vez mais garantido, cada vez mais fortalecido, e nós temos um protagonismo no resgate e levar o pertencimento desse SUS para toda a população brasileira. Isso é uma responsabilidade que nós assumimos”.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa