As cores tem um papel importante no processo de aprendizado infantil. Ao mesmo tempo em que elas podem ser vistas como um espetáculo lúdico e fascinante, as cores também têm a possibilidade de reforçar emoções e sensações.
Foi exatamente esse o objetivo da proposta pedagógica realizada pelas professoras Grasiele Ferreira Grando, Louize Pìacente Damasio e Tatiane da Rosa de Lima, do GT 3 A no CEI Mundo Mágico, localizado no Frei Damião.
Englobando arte, aprendizado e teatro, as orquestraram a contação de história “O monstro das cores” de autoria de Anna Llenas. Durante a ação, as crianças vibraram reconhecendo as emoções e entraram em êxtase quando os monstros deram o ar da graça, cada um com seus sentimentos, respeitando e aceitando cada sentimento que têm dentro do nosso coração.
“A história oportuniza às crianças identificar as diferentes emoções que sentem, como alegria, tristeza, raiva, medo e calma através de cores. O conto tem como objetivo maior trabalhar a educação emocional das crianças e ajudar na compreensão dos sentimentos,” destacaram as professoras.
Para o prefeito Eduardo Freccia “mais uma vez, os professores da rede municipal de ensino de Palhoça comprovaram que a educação é um processo dinâmico que vai muito além a sala de aula. Parabéns às professoras Grasiele, Louize e Tatiane que realizaram essa proposta pedagógica que, com certeza, emocionou muito as crianças”.