Para ampliar o conhecimento sobre a cultura do município de São José, a equipe do Centro de Educação Infantil (CEI) Santa Inês, localizado no bairro Areias, abordou durante o mês de julho sobre as tradições e os costumes açorianos que são presentes no dia a dia josefense.
“A Educação Infantil tem recebido muitas crianças e famílias de diversas regiões do Brasil e do mundo. Aproveitando essa diversidade, a equipe do CEI Santa Inês decidiu explorar, neste momento, a cultura açoriana”, explicou a diretora Aline Vieira.
Cada turma focou em um tema, a exemplo de gastronomia, vestimentas, brincadeiras, artesanato, danças e música. O grupo G4 matutino, por exemplo, preparou peças em olaria; e a turma G5 vespertino fez bilhetinhos à mão em referência ao pão-por-Deus.
Na semana passada, o CEI recebeu as famílias e responsáveis para apresentar as atividades desenvolvidas. A comunidade escolar foi recepcionada com culinária típica: beiju, rosca de polvilho, pão de milho e de aipim, cuscuz, broa e até um almoço com a tradicional tainha assada. Entre as atrações, teatro do boi de mamão, encenado pelas próprias crianças; contos da cultura açoriana; e decoração com painéis que retratam a arquitetura do Centro Histórico de São José. O espaço também recebeu enfeites típicos das festas juninas, tradição também trazida para o Brasil por influência dos portugueses no século XVI.
“O destaque das atividades foi a participação efetiva das crianças e famílias nas interações planejadas. São ações que ultrapassam os muros do CEI e contribuem para o conhecimento da comunidade escolar, além de valorizar a diversidade cultural e o respeito às diferenças”, destacou a diretora.